Resenha "Deixada para Trás" de Charlie Donlea

Edição: 1
Editora: Faro Editorial
ISBN: 9788595810082
Ano: 2018
Páginas: 368
Skoob

"Nicole Cutty e Megan McDonald são alunas do ensino médio na pequena cidade de Emerson Bay, Carolina do Norte. Quando elas desaparecem de uma festa na praia em uma noite quente de verão, a polícia inicia uma busca maciça. Nenhuma pista é encontrada e a esperança é quase perdida, até Megan milagrosamente aparecer depois de escapar de um bunker no fundo da floresta.Um ano depois, o best-seller de sua provação transformou Megan de heróina local para celebridade nacional. É uma história triunfante e inspiradora, exceto por um detalhe inconveniente: Nicole ainda está desaparecida.A irmã mais velha de Nicole, Livia, é uma perita forense e espera que em um breve dia o corpo de Nicole seja encontrado e entregue a alguém como ela para analisar as provas e finalmente determinar o destino que sua irmã teve. Em vez disso, a primeira pista para o desaparecimento de Nicole vem de outro corpo que aparece no necrotério, de um jovem ligado ao passado de Nicole. Livia vai até Megan para pedir ajuda, esperando descobrir mais sobre a noite em que as duas foram levadas. Outras meninas também desapareceram e Livia está cada vez mais certa de que os casos estão conectados.Mas Megan sabe mais do que ela revelou em seu livro best-seller. Flashes de memória estão se juntando, apontando para algo mais escuro e mais monstruoso do que sua memória descreve. E quanto mais ela e Livia cavam, mais elas percebem que às vezes o verdadeiro terror está em encontrar exatamente o que você está procurando."




Que livro foi esse?! Não tem uma melhor maneira de começar essa resenha sem exaltar a minha admiração por essa leitura, pelo autor e por toda a história. Sabe aquele livro que te prende, que você não vê as horas passarem e se duvidar fica a madrugada toda lendo sem pensar no problema que terá para acordar no dia seguinte? Então, o Deixada para Trás foi assim e confesso que tive muitos problemas para levantar cedo, porém cada minuto dentro desse mundo valeram muito a pena!

Já havia gostado de Garota do Lago, o livro de estréia de Charlie Donlea, por isso me motivei em conferir sua mais nova obra. Na minha opinião o autor se superou com o Deixada para Trás. Se for colocar numa balança, os dois livros são ótimos, mas de um modo geral esse seu último caiu mais no meu gosto pessoal. O livro é narrado em terceira pessoa e tem 368 páginas que você nem sente, pois a história é tão bem escrita e envolve o leitor com seus personagens enigmáticos e sincronizados, com pistas que confundem e reviravoltas e ao mesmo tempo aguçam a nossa curiosidade de seguir adiante e ler até chegar no tão esperado e aguardado final.

Tudo começa com o desaparecimento de Nicole. Já os capítulos posteriores são alternados entre presente e passado. Vamos conhecer a irmã mais velha de Nicole, a Lívia. Ela é médica legista e trabalha no IML local. Depois do sumiço de Nicole, Lívia luta para descobrir o que aconteceu de fato e encontrar sua irmã, já que a polícia não parece tão interessada em investigar e solucionar o caso. Ela vai contar com a ajuda de Megan, a menina que conseguiu escapar do cativeiro e lançou um livro contando sobre os seus dias presa e sua retomada depois do trauma. Aos poucos vamos entendendo e conhecendo mais sobre o passado de Nicole e Megan. Nicole se mostra uma pessoa imatura, sem responsabilidades e com um caráter duvidoso. Já Megan é o oposto. Aparentemente uma menina certinha, filha do xerife e que se sente desconfortável em estar no holofote da mídia enquanto Nicole ainda continua desaparecida.

Sempre admirei pessoas que trabalham como legistas. Na minha opinião é uma profissão para os fortes, afinal encarar todo dia um cadáver em cima de uma mesa não é para qualquer um. A forma como Lívia enfrenta sua rotina de trabalho que na verdade nunca é uma rotina, pois cada dia tem algo novo, foram partes que me deixaram bem conectada a história. A descrição das autópsias deixam claro que o autor estudou bastante sobre assunto, pois são perfeitos os detalhes. Tudo se torna mais interessante quando os casos vão se interligando e as respostas que Lívia tanto procura vão surgindo.

O que cresceu ainda mais meu fascínio pelo livro que ele não é previsível e conseguiu trazer um desfecho surpreendente. A história é muito bem arquitetada! A personagem Lívia acaba sendo a queridinha da obra pela sua força, coragem e persistência em descobrir a verdade sobre Nicole.

Se você gosta de livros de thriller, suspense, dê uma chance para conhecer os livros de Charlie Donlea. Ele é um autor novo, mas que promete uma carreira promissora e até o momento vem se mostrando que não está no mundo literário de brincadeira. Saber escrever com maestria, sem ser clichê e buscando ser verossímil em cada página do seu livro faz com que qualquer fã do gênero fique encantado pelas suas histórias.

Como havia mencionado, o livro é dividido entre presente e passado. Achei interessante que as páginas onde se fala sobre o passado são em tons de cinza. Isso ajudou muito visualmente para identificar o tempo em que se passava a história.

Quando o livro terminou, eu fiquei perplexa com as reviravoltas e revelaçōes, mas ao mesmo tempo super satisfeita com a leitura que me proporcionou momentos de tensão, nervosismo e apreensão na minha tentativa furada de juntar as peças do quebra-cabeça e achar o assassino. Não consegui nem chegar perto do autor dos desaparecimentos, mas isso é bom, sinal que Charlie Donlea soube explorar bem a história, dando pistas falsas e confundindo o leitor. Bons livros de suspense são aqueles que não conseguimos descobrir facilmente o grande vilão.

Uma leitura que recomendo de olhos fechados, aliás nem tão fechados assim, pois Deixada para Trás, é o tipo de livro que não se pode ficar de olhos fechados nem por um segundo!




"Uma vida pode acabar, mas as vezes um caso dura para sempre."




Livro cedido em parceria pela Faro Editorial

Um comentário

  1. Não conhecia o livro, mas achei bem curiosa mesmo.
    Realmente ser legista não é fácil, e pelo jeito a Livia é uma personagem muito forte e surpreendente.
    Não leio muito suspense, porém, fiquei com vontade de ler esse, pela profissão dela também kkk
    bjss

    ResponderExcluir

Obrigado pela sua visita!
Seu comentário é muito bem vindo!
Volte sempre !

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...