Resenha "O Sol também é uma Estrela" de Nicola Yoon

Edição: 1
Editora: Arqueiro
ISBN: 9788580416589
Ano: 2017
Páginas: 288
"Natasha: Sou uma garota que acredita na ciência e nos fatos. Não acredito na sorte. Nem no destino. Muito menos em sonhos que nunca se tornarão realidade. Não sou o tipo de garota que se apaixona perdidamente por um garoto bonito que encontra numa rua movimentada de Nova York. Não quando minha família está a 12 horas de ser deportada para a Jamaica. Apaixonar-me por ele não pode ser a minha história.Daniel: Sou um bom filho e um bom aluno. Sempre estive à altura das grandes expectativas dos meus pais. Nunca me permiti ser o poeta. Nem o sonhador. Mas, quando a vi, esqueci de tudo isso. Há alguma coisa em Natasha que me faz pensar que o destino tem algo extraordinário reservado para nós dois.O Universo: Cada momento de nossas vidas nos trouxe a este instante único. Há um milhão de futuros diante de nós. Qual deles se tornará realidade?"


O Sol Também é uma Estrela (The Sun is Also a Star), escrito por Nicola Yoon e publicado aqui no Brasil pela editora Arqueiro conta uma história de duas pessoas que, ao que tudo indicam, estavam destinadas a se encontrar e se apaixonar um pelo outro. Isso se você acredita em destino, como Daniel. Se você é como Natasha, no entanto, e acredita que somos seres insignificantes demais no espaço para que nossas vidas sejam movidas por destino, então esses dois foram levados a se encontrar por uma série de pequenos eventos que acabaram por fazer seus caminhos se cruzarem, apesar de tudo o que negaria a existência daquele casal.

Eu sou normalmente uma pessoa quase impossível de se agradar com romances. Tendo a me enjoar fácil de todos os numerosos clichês que podem vir a ser encontrados nesse tipo de história, mas além disso, raramente consigo me envolver em um enredo centrado em romance.

E por isso mesmo eu valorizo tanto uma boa história de amor quando me deparo com uma. Venho há algum tempo procurando ler livros de gêneros diferentes dos que eu já estou acostumada, pra ver se isso me ajuda a sair dessa ressaca literária que parece ser eterna, e por isso, vinha tentando encontrar o romance perfeito para mim. E eu posso dizer que O Sol Também é uma Estrela chega bem perto desse posto. 

De início eu me senti ligeiramente incomodada pelas atitudes e pensamentos de uma dos nossos protagonistas, Natasha, e em certos momentos sua personalidade cética de crenças baseadas unicamente na ciência me pareceu forçada, e de certa forma irritante de se ler. No entanto, logo eu me acostumei com a personagem e percebi que na verdade, ela nada é além de uma representação fiel de muitas pessoas no "mundo real", e inclusive parecida (em alguns pontos) comigo mesma.

Esse livro alterna entre capítulos narrados por Natasha - sobre a qual já falei - e Daniel - Um garoto sonhador que vê o mundo através do mesmo olhar que usa para escrever suas poesias. Mas além disso, em alguns momentos da narrativa podemos ler pequenos capítulos que, hora nos contam certas curiosidades interessantes sobre alguns elementos do livro, hora são narrados do ponto de vista de outros personagens da história. Personagens estes que de início poderiam parecer irrelevantes, e no entanto acrescentam algo a mais à experiência da leitura e servem para te fazer pensar em como todos no nosso planeta estão vivendo em suas próprias histórias.

É comum que estejamos tão concentrados em nossas próprias vidas e nossos próprios momentos particulares ou compartilhados com outros que conhecemos, que acabamos por nos esquecer que o mundo não gira apenas por nós. 

Nesse mesmo momento, bilhões de diferentes livros poderiam estar sendo escritos sobre vidas de seres humanos complexos, que passaram ou irão passar por dificuldades, momentos tristes ou felizes, dias únicos e momentos inesquecíveis. E no entanto, nós estamos fechados demais em nós mesmos para perceber isso se não fizermos uma forcinha.

E isso acontece também quando lemos uma história. Afinal estamos acompanhando a penas as vidas dos protagonistas, e no entanto, cada personagem ali tem algo que o motiva a agir como ele age. Algo que o constrói e rege muitas de suas ações. E nesses livros nós podemos perceber isso de maneira diferente e fascinante.

Um livro que se mostrou excepcionalmente real. Ele conta histórias que vão muito além do romance adolescente acontecendo sob o holofote mais brilhante. Os personagens possuem histórias de verdade, dificuldades de verdade. Natasha vive nos Estados Unidos como uma imigrante ilegal que, quando começamos o livro, está no meio de um processo de deportação. Daniel nasceu em uma família de imigrantes coreanos que se esforçam para dar o que acreditam ser o melhor para seus filhos. O enredo trás olhares reais do que é ser um imigrante nos EUA, afinal toma como base pessoas reais que vivem essa realidade.

O livro se passa na maior parte do tempo na duração de apenas um dia. E aqui você pode pensar: Mas um romance que se desenvolve em um dia? Isso não seria meio instantâneo e falso demais? Bom, isso com certeza foi o que eu pensei inicialmente. Até que eu realmente comecei a entrar na história, e as coisas foram narradas de forma tão natural e envolvente, que tudo parece, como eu já disse, real demais.


Me identifiquei bastante com o complexo de Daniel entre seguir seus sonhos que muito provavelmente te levarão a uma vida de pobreza e frustração (mas que ao menos é o que você realmente ama fazer, mesmo que não dê dinheiro); e se formar em algo mais "normal" e que te garantirá uma vida estável e um futuro confortável (mas que com certeza não envolve seus sonhos).

Não preciso falar mais nada. Eu darei a esse livro 5 estrelas de 5, por sua forma inovadora e inteligente de contar histórias de verdade.


Livro cedido em parceria pela editora Arqueiro

4 comentários

  1. Olá!
    O primeiro livro que li de Nicola Yoon, tudo e todas as coisas. Foi incrível e me envolvi demais com a historia. Desde então, passei a desejar ler mais livros da autora. Esse livro está na minha lista, com certeza.
    Abs
    Nizete
    Cia do leitor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa autora realmente tem algo de especial em sua escrita, e eu também estou buscando saber mais sobre o seu trabalho. Tudo e Todas as Coisas está entre os livros que pretendo ler em 2018.

      Excluir
  2. Oi Irene
    Estou com esse livro aqui para ler e pelo que parece vou gostar muito!
    Beijinhos
    Renata
    Escuta Essa

    ResponderExcluir

Obrigado pela sua visita!
Seu comentário é muito bem vindo!
Volte sempre !

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...