Resenha "A Garota do Lago" de Charlie Donlea



Livro: A Garota do Lago (Summit Lake)
Autor: Charlie Donlea
Editora: Faro Editorial
Páginas: 296
Edição 1ª  Ano: 2017
ISBN: 9788562409882



Summit Lake, uma pequena cidade entre montanhas, é esse tipo de lugar, bucólico e com encantadoras casas dispostas à beira de um longo trecho de água intocada. Duas semanas atrás, a estudante de direito Becca Eckersley foi brutalmente assassinada em uma dessas casas. Filha de um poderoso advogado, Becca estava no auge de sua vida. Atraída Instintivamente pela notícia, a repórter Kelsey Castle vai até a cidade para investigar o caso. ...E Logo Se Estabelece Uma Conexão Íntima Quando Um Vivo Caminha Nas Mesmas Pegadas Dos Mortos...E enquanto descobre sobre as amizades de Becca, sua vida amorosa e os segredos que ela guardava, a repórter fica cada vez mais convencida de que a verdade sobre o que aconteceu com Becca pode ser a chave para superar as marcas sombrias de seu próprio passado.







Quando surgiu esse livro da Faro Editorial me interessei de primeira. Livros de suspense são sempre bem vindos na minha estante. É tão bom ser um Sherlock Holmes durante um tempo e conseguir desvendar o mistério, o assassino, o que levou a cometer determinada ação. Nesse livro em especial eu fui uma decepção como detetive porque não consegui encontrar o criminoso no meio de tantos envolvidos, porém se pensarmos por outro lado, era esse o objetivo da história nos deixar confusos, sem saber ao certo quem matou a mocinha e ficarmos pasmos ao descobrir quem foi. Sim, foi essa a minha reação. Méritos ao autor. Então, vamos ver abaixo um pouco sobre o que eu achei disso tudo.

Summit Lake é uma cidade pequena, bem tranquila, rodeada por montanhas, as casas são feitas perto do grande lago da cidade e muitas pessoas possuem casas de veraneio nesse local, como a família de Becca Eckersley. Querendo passar um tempo estudando nesse maravilhoso lugar, nem passava pela cabeça da jovem que algo terrível a esperava na calada da noite. Já no primeiro capítulo acontece o assassinato de Becca. De uma forma violenta em cada detalhe escrito, a menina lutou pela vida até o último segundo, porém sem sucesso. No capítulo a seguir vamos para alguns meses após o ocorrido na redação da revista Events. Kelsey é uma jornalista que acaba sendo encarregada pelo seu chefe para fazer um artigo sobre a morte de Becca. Sem ter muita escolha e querendo esquecer um trauma recente, Kelsey aceita ir para Summit Lake para cobrir o caso. 

Com os capítulos sendo intercalados entre passado e presente, vamos conhecendo mais sobre Becca, sua vida na faculdade de direito, seus amigos, seus amores, seus sonhos e seus segredos. Ao mesmo tempo temos Kelsey querendo saber mais sobre o assassinato e a procura de pistas que a levem há algum lugar. O que é estranho nisso tudo é que muita coisa referente a morte de Becca foi misteriosamente ocultada pela polícia e isso acaba deixando a jornalista curiosa. Kelsey se sentia cada vez mais envolvida com o caso e com a jovem assassinada, acreditava que tinha que ajudar a esclarecer a verdade e o que realmente aconteceu naquela noite em Summit Lake. 

"Alguns segredos devem ser mantidos."

Durante a leitura nos deparamos com muitos personagens que são suspeitos, uns mais que outros, porém inseridos na vida de Becca de alguma forma. Todos são muito bem construídos e desenvolvidos.

Gostei bastante da dinâmica entre passado e presente (sempre colocando datas e localidades), pois desse modo podemos estar por dentro da vida de Becca antes do assassinato e também na investigação de Kelsey. A personagem Becca é uma típica jovem com pretensões de um futuro promissor na advocacia. Por ser filha de William Eckersey, um advogado renomado e influente que estava concorrendo a vaga de juiz, já tinha um emprego praticamente certo em um dos escritórios do seu pai. Aparentemente bonita, estudiosa, certinha, amiga de todos, mas como qualquer ser humano, Becca também tinha cometido alguns erros e as vezes eles podem, infelizmente, tomar uma proporção maior do que se imagina. 

Um dos pontos altos do livro é a parte onde descobrirmos o porquê Kelsey se sentiu tão ligada a história de Becca. Duas pessoas que sofreram, porém com destinos distintos. Na verdade as duas acabaram ajudando indiretamente uma a outra. 

"Cada um se cura à sua própria maneira e em seu próprio ritmo. Alguns refletem mais do que os outros a respeito das coisas que enfrentam na vida, e avaliam esses acontecimentos de maneira distinta. Por fim, Kelsey decidiu que selecionaria os acontecimentos que moldaram sua vida e definiriam sua personalidade. Aquele dia único e terrível não seria um deles. Simples assim."

A história é narrada em terceira pessoa com foco sempre em Becca e Kelsey. Tudo é bem traçado, cada detalhe, cada pista, algumas até passando batidas por nossa visão, enfim... ingredientes certos para prender a atenção do leitor em seguir sempre adiante. É o livro de estreia do autor Charlie Donlea e posso afirmar que ele começou com o pé direito, esquerdo, o corpo todo. Gostei bastante da escrita e da forma que ele conduziu a história. Não consegui desgrudar o olho quando foi chegando nos capítulos finais. Estava com aquela sensação boa e tensa ao mesmo tempo de descobrir finalmente quem era o assassino e se ele ia ser pego ou não. O final é surpreendente e não era nada do que eu havia imaginado. A história tem um reviravolta e deixa nós, meros leitores, sem fôlego e com o coração saindo pela boca. Como costuma dizer o Galvão: Haja coração!

O único ponto fraquinho do livro, não vou nem dizer que é negativo porque é uma opinião bem subjetiva, é o título em português. O original é Summit Lake, justamente o nome da cidade onde tudo aconteceu, acho que ele combina muito mais com a história do que o título, A Garota do Lago. Sobre a capa, mesmo não sendo muito fã de capas com pessoas, eu gostei e dá medo de olhar (confesso que fiquei imaginando a garota abrindo os olhos do nada). 

A Garota do Lago é um thriller maravilhosamente escrito que vai te prender do início ao fim. Poderia muito bem ser adaptado para o cinema futuramente. Acredito que seria um sucesso! E se um dia você pensou que tinha chance como detetive, esqueça! Esse livro vai deixar claro que você não nasceu para essa profissão.


Livro cedido em parceria pela Faro Editorial

39 comentários

  1. Oi, Vivian!
    Realmente o título em pt ficou estranho se vendo o título original.
    Fiquei curiosa agora pra saber qual a ligação entre as duas meninas.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe das promoções em andamento e ganhe prêmios maravilhosos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah! Eu assisti esse remake e adorei, apesar do palhaço do demônio me dando susto hahahahah

      Excluir
    2. Oi Luiza! Então... só o título que achei nada a ver... mas de resto a história é muito boa! Sobre o filme, você acredita que ainda não assisti? Pois é...acho que vou esperar colocarem na internet com boa qualidade. Beijos

      Excluir
  2. Oi, Vivian. Eu adorei esse enredo! Geralmente não leio livros assim, mas eu li Gelo Negro, que me lembrou um pouco a história, o que me fez gostar muito desse enredo. Acho maravilhoso quando o autor acrescenta tantos personagens a história que fica impossível suspeitar somente de um. Quero muito ler!
    Beijos
    http://www.leitoraencantada.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Miriã!

      Esse livro é bem envolvente. Eu até suspeirei de uma pessoa, mas no desenrolar da história, já achei que não era mais. É bom quando o autor consegue fazer essa confusão na nossa mente hahaha

      Beijos

      Excluir
  3. Oi Vivian! Tudo bem? Eu tava com vontade de ler esse livro tem tempo. Concordo contigo que o título em Português não combinou muito, mas a capa está fantástica e assustadora (também concordo plenamente contigo, rs). Amo thrillers e esse foi um pelo qual me apaixonei na livraria logo de cara. Está na minha fila de espera, mas acho que vou furar a posição dele depois da tua resenha... rsrs
    Bjks!

    Mundinho da Hanna

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Hanna! Se eu fosse você, furaria a fila de espera hahaha... Ele é muito bom!

      Beijos

      Excluir
  4. Oi Vivian, tudo bem?
    Ele não é meu tipo de livro, mas to vendo muitos comentários positivo sobre ele.
    Então fico feliz que tu tenha gostado também!
    Beijos :*
    Say My Book

    ResponderExcluir
  5. Apesar de não ser um género que aprecie muito, parece interessante =)

    MRS. MARGOT

    ResponderExcluir
  6. Ainda não conhecia, parece ser bem interessante. Gostei da sua resenha!

    https://submersa-em-palavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Monyque! Obrigada! Se puder, qualquer dia leia. :)

      Beijos

      Excluir
  7. Oi, Irene
    Nossa, que resenha instigante.
    Fiquei morrendo de vontade de ler esse Thriller. Sou apaixonada pelo gênero.
    Estou de olho nesse livro faz um bom tempo.

    Quer ganhar 2 livros a sua escolha? Então acesse o Blog para saber como ganhar.

    http://www.revelandosentimentos.com.br

    Abraços,

    Naty

    ResponderExcluir
  8. Gostei da resenha Vivian. Esse livro tem um mote bem instigante, sem falar que eu amo esse gênero literário. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vanessa!

      Verdade, a premissa dele é bem instigante. Quando puder leia, você vai gostar!

      Beijos

      Excluir
  9. Olá, Vivian.
    Eu acho que a maioria dos livros que li na minha vida foram de suspense/policiais, mas acredita que nunca descubro nada hehe. Eu não entendo porque tem livros que ele não mantém o nome original, tem umas traduções que são bem desnecessárias. Me interesso muito pelo livro e ele está na minha lista de leituras hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sil!

      Menina! Tem uns que eu não consigo mesmo e esse foi um desses. Eu suspeitava de uma pessoa, porém no desenrolar da leitura suspeitei de outra, enfim... o autor me pegou e isso foi ótimo! Quando puder leia.

      Beijos

      Vivian

      Excluir
  10. Olá, tudo bem?
    Eu adorei a capa e também gosto de histórias assim, pelo menos no cinema..
    Enquanto eu estava lendo sua resenha fiquei pensando: esse filme não tem adaptação para o cinema? estranho...o nome me é familiar..
    Beijos
    5 O'clock Tea

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mi!

      Então... pelo o que eu pesquisei ainda não tem, mas a história daria um ótimo filme.

      Beijos

      Excluir
  11. Oi Vivian,
    Ah, eu amei a dica, porque amo livros investigativos e agora você me deixou mais curiosa pra solicitar também. Gostei dessa mescla da narrativa, acho que serve pra encucar a gente bem mais. Ai preciso! HAHAHA
    Essa capa me lembra a Laura Palmer de Twin Peaks, não sei pq. Amei a resenha, me arrependi de não ter solicitado logo kkkkkkk

    P.S.: Vivian, muito obrigada pelas suas palavras de carinho na minha resenha do Zafón, eu estou torcendo pra você curtir também. Tomara que a leitura te toque tanto quanto foi comigo. ♥

    tenha um ótimo final de semana =D
    Nana - Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nana!

      Peça o mais rápido que puder, tenho certeza que você vai gostar! Realmente a capa lembra a Laura Palmer de Twin Peaks, não tinha parado para pensar nisso rsrsrs...

      Ps: Fico feliz que tenha gostado do meu comentário. Já estava querendo muito ler Zafón e sua resenha caiu como uma luva. Preciso o mais rápido possível!

      Beijos e ótima semana!






      Excluir
  12. Oi, Vivian

    Eu tenho muita vontade de ler esse livro, adoro o gênero. Sou super curiosa para saber o que conecta as duas personagens. E também me interessa o fato de termos um jornalista envolvida... geralmente é um detetive que é o ponto central.
    Gosto muito de narrativas que mesclam o período temporal, então acho que vou curtir muito a leitura! :D

    Beijos
    - Tami
    http://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tamires!

      Se você gosta do gênero, se joga! hahaha Tenho certeza que vai curtir bastante esse livro!

      Beijos

      Excluir
  13. Oi Vivian!
    Uma boa dica de thriller é sempre bem vinda hehe.
    Nesses livros, por mais que seja legal bancarmos o Sherlock, acho que o mais legal é quando acontece exatamente isso que aconteceu: quando ficamos pasmos.
    Ah...essa capa me lembrou muito a clássica imagem da Laura Palmer em Twin Peaks ;)
    Beijos,
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mariana!

      Verdade! Méritos ao autor! Já quero mais livros dele! Então, realmente a capa lembra a Laura Palmer em Twin Peaks.

      Beijos


      Vivian

      Excluir
  14. Respostas
    1. Olá!

      Sim, a capa é linda e a história também é muito boa!

      Beijos

      Excluir
  15. Oi, Vivian! Tudo bem? Eu amo thrillers! E esse me pareceu ser ótimo. Sem falar nessa capa, que é muito linda. Adorei a resenha! :)

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Tony!

      Se gosta de thrillers, então vai adorar esse! Se puder, leia!

      Beijos

      Excluir
  16. Olá!
    Ahh, eu quero muito ler esse livro! Me interessei logo de cara porque amo livros de suspense/mistério hehe.

    Beijos,
    Meise Renata.
    Viciadas em Livros
    Participe do Amigo Secreto Literário do Viciadas em Livros

    ResponderExcluir
  17. Eu estava muito curiosa para ler uma resenha deste livro para saber mais sobre ele.
    Adorei o fato da história ser intercalada entre passado e presente porque podemos nos aprofundar mais, mesmo que talvez a gente goste de um personagem que já morreu.
    Eu gostei do título em português, mas o original também é muito interessante. Eu simplesmente amei a capa e sim, parece que ela vai abrir os olhos a qualquer momento.
    Vou anotar o livro na minha lista agora mesmo.
    Adorei a resenha. Adorei seu blog também, é lindo!
    Magia é Sonhar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Muito obrigada! Fico feliz que tenha curtido a resenha e gostado da dica. Volte sempre!

      Beijos

      Vivian

      Excluir
  18. Oi Vivian! Minha resenha sai amanhã e posso dizer que amei este livro, apenas achei que os pais da Becca deveriam ter tido uma participação maior na trama. Eu desconfiei da pessoa certa, mas o autor me fez mudar de ideia quando criou uma cena no meio do livro e eu nem sabia mais de quem desconfiar.

    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cida! Eu também desconfiei dessa pessoa, porém devido a essa cena criada, tudo mudou rsrsrs... achei a trama muito bem desenvolvida. Vou lá conferir a sua resenha.

      Beijos

      Excluir

Obrigado pela sua visita!
Seu comentário é muito bem vindo!
Volte sempre !

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...