Resenha "Depois de Você" (Como eu era antes de você #2) de Jojo Moyes





Livro: Depois de Você
Autor: Jojo Moyes
Editora: Intrínseca
Páginas: 320
Edição 1ª  Ano: 2016
ISBN: 9788580578645




Sinopse: Com mais de 5 milhões de exemplares vendidos em todo o mundo, Como eu era antes de você conta a história do relacionamento entre Will Traynor e Louisa Clark, cujo fim trágico deixou de coração apertado os milhares de fãs da autora Jojo Moyes. Em Depois de você, Lou ainda não superou a perda de Will. Morando em um flat em Londres, ela trabalha como garçonete em um pub no aeroporto. Certo dia, após beber muito, Lou cai do terraço. O terrível acidente a obriga voltar para a casa de sua família, mas também a permite conhecer Sam Fielding, um paramédico cujo trabalho é lidar com a vida e a morte, a única pessoa que parece capaz de compreendê-la. Ao se recuperar, Lou sabe que precisa dar uma guinada na própria história e acaba entrando para um grupo de terapia de luto. Os membros compartilham sabedoria, risadas, frustrações e biscoitos horrorosos, além de a incentivarem a investir em Sam. Tudo parece começar a se encaixar, quando alguém do passado de Will surge e atrapalha os planos de Lou, levando-a a um futuro totalmente diferente.










ESSA RESENHA PODE CONTER SPOILER PARA QUEM AINDA NÃO LEU O PRIMEIRO LIVRO (COMO EU ERA ANTES DE VOCÊ)


Falar de Depois de Você é algo que mexe um pouco comigo quando estou com a sensibilidade à flor da pele. Acho tão difícil conseguir superar uma perda. Muitas vezes não nos damos conta do quanto somos fortes e só quando acontece algo parecido é que descobrimos a força que temos e que precisamos ter para sobreviver. Dizem que o tempo cura tudo, mas outro dia vi uma frase da Martha Medeiros que achei bem apropriado que dizia assim: “O tempo não cura nada, o tempo apenas tira o incurável do centro das atenções”. É verdade, o tempo não cura a dor e a saudade que sentimos de alguém, ele só nos ajuda a mudar o foco para conseguirmos seguir a diante, a tocar a vida. Quando alguém que amamos se vai, um pouco da gente morre também e por outro lado, um pouco da gente precisa encontrar no fim motivos para recomeçar. A vida é feita de fins e começos, de perdas e conquistas, de tristeza e felicidade. Viver não é fácil, mas a cada dia vamos aprendendo a lidar com esse jogo (e que não é o do tabuleiro) que é a vida.

O livro é a continuação do Como eu era Antes de Você, que foi um dos melhores presentes que li ultimamente. Ele divide muitas opiniões, uns que odiaram essa continuação e outros que gostaram de saber o que aconteceu com Louisa depois da morte de Will. Vamos conferir abaixo um pouco sobre o que eu achei.

“Nunca se sabe o que vai acontecer quando se cai de uma grande altura.”

A sinopse praticamente conta tudo o que é necessário saber, mas vou acrescentar mais alguns detalhes. Dezoito meses se passaram desde o falecimento de Will. Durante algum tempo, Lou seguiu o que seu amado deixou em carta. Viajou para vários lugares do mundo, conheceu novas culturas, novas pessoas, porém ela não se sentia bem por completo. Em todos os lugares que visitava, a lembrança e a dor que ainda carregava no seu peito a assombrava. A menina acabou optando em comprar um apartamento em Londres e ir em busca de um novo emprego. Lou consegue um trabalho de garçonete em um bar no aeroporto e, mesmo descontente, sem perspectiva de futuro e com um patrão mala no seu pé, ela vai seguindo a sua vida independente, longe da família e de sua cidade natal, mas a cada dia mais dependente da dor que a paralisava em seguir adiante, como Will gostaria que ela tivesse feito. Depois de um acidente, Lou entra em um grupo de terapia do luto e nesse local ela conhece várias pessoas que estão enfrentando o mesmo dilema que ela. Na troca de experiências e com o apoio dos novos amigos, a nossa protagonista tenta com todas as forças superar o passado. Surge também em sua vida nesse período o paramédico bonitão chamado Sam, um homem atencioso e que parece compreender o que Lou estava passando. E quando estava tudo caminhado e quase entrando nos eixos, aparece Lily, uma pessoa do passado de Will, que vai trazer a tona novamente tudo o que ela estava se esforçando para esquecer, mas ao mesmo tempo vai trazer de volta o significado de viver que Lou estava precisando tanto. 

"Minha irmã tinha razão: eu recebera, contra as probabilidades, todas as vantagens - uma casa própria, um futuro livre de quaisquer responsabilidades - e a única coisa que me impedia de aproveitar tudo isso era eu mesma." 

O livro pode não ser tão emocionante quanto foi o primeiro, mas ele superou em grande escala as minhas expectativas, pois não levava tanta fé de que Jojo Moyes conseguiria escrever algo que me deixasse ainda mais apaixonada por Louisa. O centro do Depois de Você é mostrar alguém em luto e que está aprendendo a conviver com a dor da perda. Analisando que Lou, desde o primeiro livro, nunca teve muitas ambições, com o término do primeiro, se acreditava que ela ia dar uma guinada em sua vida. Se a gente pensar de uma forma mais ampla e real, ninguém muda da noite para o dia e cada um tem o seu ritmo. Na verdade, tem pessoas que nunca mudam, nunca aprendem, nem com as perdas. Cada ser humano é um mundo diferente e, no caso de Lou, a sua mudança foi feita gradualmente e os novos (e os antigos) personagens deram um toque especial para que isso tudo acontecesse.

"E o que aprendemos compartilhando nossas memórias, nossas tristezas e nossas pequenas vitórias é que não há problema em ficar triste".

Vejo muitas críticas referente ao Depois de Você, mas até entendo o porquê. Não era realmente uma história para ter uma continuação. Isso é fato. Só que tem. E se você quer saber o que aconteceu, você está sujeito a tudo, inclusive a se decepcionar. No meu caso, foi totalmente o contrário. Particularmente foi uma leitura maravilhosa, cativante, surpreendente e, como citei acima, com personagens que me conquistaram e deram um novo rumo a história. Para conseguir entender essa obra é necessário se desprender um pouco do romance do primeiro livro (apesar de ser bem difícil já que foi algo que mexeu bastante com nossas emoções) e se concentrar no novo mundo de Lou. Tanto o Depois de Você como o seu antecessor, possuem histórias que se concentram no amadurecimento pessoal de Louisa. Cada livro é uma fase diferente, porém em ambos podemos ver a capacidade e força de superação da nossa protagonista e também o seu grande coração em ajudar o outro, muitas vezes, colocando de lado suas próprias vontades para ver os outros bem. Sabe aquele amor ao próximo muito falado mas pouco praticado no dia-a-dia? Então, Lou é exatamente a pessoa que se preocupa com os outros. É aquela mocinha e heroína da sua própria história que nos inspira e nos faz acreditar que podemos ser iguais a ela e fazer do nosso habitat um lugar melhor. 

O Depois de Você também possuí humor como o primeiro livro. Só bate uma saudade das ironias de Will, mas as atrapalhas de Lou e de sua família continuam em peso. Os personagens do grupo de terapia também tiram boas gargalhadas do leitor. A história no geral possuí uma Lou desanimada, na “bad”, mas ainda sim temos aquele seu jeitinho engraçado mesmo o mundo desabando dentro dela. Ele é um livro de superação, de recomeços, de amor as pessoas e a vida. Jojo Moyes consegue nos brindar com mais uma história brilhantemente escrita que mexe com nossos sentimentos, principalmente das pessoas que já passaram por uma situação parecida de perda de alguém que amava muito. 

"E, embora a princípio isso pareça impossível, todos nós vamos chegar ao ponto em que conseguiremos ficar alegres por essas pessoas sobre quem discutimos, por quem choramos e sofremos terem existido e convivido conosco. E não importa se essa pessoa nos foi tirada depois de seis meses ou sessenta anos, nós tivemos a sorte de tê-la conhecido".

Como já é de praxe, o livro também tem alguns temas bem atuais que são apontados no decorrer da leitura como: o feminismo, invasão de privacidade e a pedofilia. De uma maneira leve e bem posicionado, Jojo sempre consegue encaixar assuntos mais pesados e discutidos em nossa sociedade sem ficar maçante ou chato. Não é todo autor que consegue tal façanha. Sobre as partes feministas, eu adorei! Não posso falar muito se não estraga, mas você consegue dar várias risadas e ao mesmo tempo ficar radiante por estar lendo aquilo e vendo o efeito que uma simples mudança de postura em relação as situações impostas pela sociedade pode causar e pode transformar as pessoas e o ambiente ao seu redor.

Sobre os personagens novos, eu não tenho o que reclamar, gostei de todos sem exceção. Cada um com sua particularidade proporcionou um bom desenvolvimento para a história e foram peças importantes para a caminhada da nossa protagonista. 

Soube que Jojo está pretendendo escrever um terceiro livro e já sei que assim que sair vou querer comprá-lo. Não consigo me afastar por muito tempo de Louisa e companhia. Ela se tornou minha amiga, alguém que não quero mais largar. Lou, pra mim, já é uma das personagens mais queridas dos últimos tempos. 

Se por acaso você ainda está na dúvida em ler ou não essa continuação, eu aconselho em dar uma chance e encarar o livro, pois ele, assim como seu antecessor, é uma obra com grandes lições de vida e que agrega muito ao nosso dia-a-dia. Ele é aquele abraço apertado, aquele afago nos momentos de tristeza e lembrança dos que já se foram, nos dizendo para nunca desistirmos de nós mesmos, da vida e para sempre seguirmos adiante, independente das dores que há dentro de nós.

"Aprendemos a conviver com a perda, com as pessoas que nos deixam. Porque elas permanecem conosco, mesmo não estando vivas, mesmo não respirando mais. Não é a mesma dor avassaladora que sentimos no começo, aquela que nos invade e dá vontade de chorar nos lugares errados, que nos deixa irracionalmente irritados com todos os idiotas que ainda continuam vivos, enquanto quem amamos está morto. Mas aprendemos a nos adaptar. É como se acostumar com um buraco dentro de nós".


52 comentários

  1. Oi, Vivian!
    Eu amei Como Eu Era Antes de Você, mas não quis ler a continuação. Pra mim, a história acabou ali com Lou passeando lindamente em Paris hhahahahhaha
    Beijos
    Balaio de Babados
    Concorra ao livro Depois do Fim autografado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luiza!

      Eu também achei que não precisava de continuação, mas sou uma pessoa curiosa e gostei bastante do novo rumo que a história tomou.

      Beijos

      Vivian

      Excluir
  2. Esse livro é tão tão tão lindo que meu deus, eu amei demais!
    http://b-uscandosonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Gente, eu ainda não estou preparada emocionalmente para esse livro, eu ainda estou vivendo o luto pela Lou
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thaila, quando você se sentir preparada, se joga!

      Beijos

      Excluir
  4. Olá, tudo bom?
    Eu estou louca para ler esse livro. O primeiro livro da série me deixou muito triste e toda vez que assisto ao filme eu choro.
    Adorei saber que neste livro a Jojo aborda temas polêmicos que precisam ser discutidos.
    Muito obrigada pela resenha maravilhosa.
    5 O'clock Tea

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mi! Leia quando puder, acho que você vai gostar!

      Obrigada pelo carinho!

      Beijos

      Excluir
  5. Olá! Acredita que eu não li "Como eu era antes de você"? Acho que a sinopse não me prendeu tanto na época que li, aí não me interessei, mas conheço muita gente que ama o livro e a continuação dele.
    Beijos,
    Meise Renata.
    viciadas-em-livros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Meise!

      Quando tiver uma oportunidade leia. O livro é lindo!

      Beijos

      Excluir
  6. Oiii Vivian

    Apesar de todas as boas resenhas que tenho visto sobre esses livros nos últimos tempos, ainda não consegui ler sequer a primeira parte, de momento vou deixar para quando estiver mais tranquila já que é uma leitura mais densa e emotiva. Isso sim tenho vontade de assistir a adaptação que tem pinta de estar muito boa também.

    Beijos

    aliceandthebooks.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alice!

      Sim, a leitura é bem emotiva. Eu gostei bastante da adaptação também de Como eu era antes de você, porém o livro ainda é mais completo e me fez chorar mais do que o filme rsrs...

      Beijos

      Excluir
  7. Oi.
    Não li os livros, minha irmã que sim, e ela disse que adorou a história. Quando vi o filme fiquei super arrasada com a morte do Will, mas gostei que a autora tenha dado um novo rumo a vida de Lou.
    Beijos
    http://www.leitoraencantada.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Miriam!

      Sim! Fiquei muito feliz em saber que rumo a vida de Lou tomou. Se um dia tiver oportunidade, leia a série. É linda!

      Beijos

      Excluir
  8. Oi, Vivian! Tudo bem? Eu acho que a história acabou em Como Eu Era Antes de Você. Uma continuação não era necessária. Que dirá duas!

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tony!

      Te endendo perfeitamente, porém gostei de saber o que houve com Lou depois da morte de Will. Sou muito curiosa e com certeza vou querer o próximo livro! rsrsrs

      Beijos

      Excluir
  9. Eu me emocionei tanto com a leitura, nossa! Uma das obras mais intensas e singelas, sem dúvidas.

    E tô começando um novo projeto, tem pouco mais de um mês, se puder deixar a sua visitinha! Abraços

    http://www.bananices.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Victor! É um drama intenso que acrescenta muito no nosso dia-a-dia.

      Beijos

      Excluir
  10. Eu só vi o filme do primeiro livro e fiquei com a sensação de quero mais.
    www.verdeveggie.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então Júlia, leia o Depois de Você. Se joga menina! rs

      Beijos

      Excluir
  11. Oii,
    Eu estou com os dois aqui mas a falta de tempo... senão esse ano vai ser uma meta de leitura até o próximo ano hahahahahaha.

    https://dosedupladeleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thiago,

      hahaha tempo é algo que falta muito hoje em dia, mas se não for esse ano, leia no próximo, o que importa é ler hahaha

      Beijos

      Excluir
  12. Oi
    eu ainda não li o primeiro, o meu chegou ontem, mas eu assisti o filme então sei de algumas coisas e essa foi a resenha mais positiva que li desse livro, como você falou muitos não gostaram e você conseguiu enxergar um lado mais belo.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Denise!

      Verdade, muitas pessoas não gostaram, porém eu amei! Como disse não era um livro para ter continuação, mas achei que a autora conseguiu transmitir bem a mensagem de pessoas que precisam superar o luto nesse. Fez sentido depois do baque do primeiro livro. Lou é uma personagem maravilhosa! Quando mais livros tiver dela, mais eu vou ler rsrsrs... Obrigada pelo carinho!

      Beijos

      Excluir
  13. Oi Irene!
    Eu confesso que nunca li nada da autora e não tenho pretensão de ler. Eu vi o filme dessa coleção, e acho que a autora já está exagerando um pouco criando livros e mais livros com a personagem. Mas fico feliz que você tenha gostado desse. Eu vi muitas resenhas negativas. De toda forma, não me atrai a leitura. Mas a Louise é muito divertida. Se ela for metade do que é no filme, deve ser hilario.

    Abraços
    David
    http://territoriogeeknerd.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi David!

      A Louisa é maravilhosa no livro também!

      Beijos

      Excluir
  14. Oi Vivian!
    A maioria das resenhas que eu li detestou o livro. Que bom que não foi o seu caso. Eu não li nenhum dos dois porque só li um livro da autora e fiquei meio traumatizada (rsrs), mas confesso que até tenho certa curiosidade porque todo mundo fala muito bem de "Como eu era..."
    Beijos,
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mariana!

      Leia Como eu era antes de você. Vai te traumatizar de novo, mas um trauma positivo rsrsrs...

      Beijos

      Excluir
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  16. Estou já na metade deste livro e confesso que coloquei bastante expectativa, porém me decepcionei... Achei o começo bem chatinho, pra falar a verdade. De qualquer forma, prefiro o "Como Eu Era Antes de Você", que é mil vezes mais divertido e emocionante.

    Beijos...
    Entre Devaneios

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Elysa!

      Gosto é gosto neh? rsrs... Eu amei esse também!

      Beijos

      Excluir
  17. A melhor coisa que fiz foi deixar sua resenha por ultimo na lista de resenhas que me programei para ler hoje. Eu tenho muita resistência a "Depois de Você" e ao mesmo tempo gosto muito de suas resenhas então decidi deixar por ultimo por esses dois motivos, para ficar pronta para ver sua opinião sendo boa ou má e ponderar sobre minha negativa em ler esse livro.

    Agora, sobre sua resenha: Que coisa linda de se ler! Me peguei pensando sobre minha relação com a Lou, e com tudo o que houve com ela, com o luto, minha garganta está até com um nó, pois estou há um ano lidando com uma perda significativa e realmente não é fácil seguir em frente em um mundo no qual falta uma pessoa amada então novamente minha forte empatia com a Lou surgiu e com essa empatia a necessidade de da uma chance a "Depois de você", de conhecer essa continuação, de viver essa história novamente. Acho até que talvez eu precise viver isso.

    Parabéns pelo texto incrível Vivan! Boa Semana para você! Obrigada por resgatar esse livro do limbo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Pandora!

      Fico muito feliz que você tenha adorado minha resenha e que ela lhe tenha proporcionado essa vontade de dar uma chance a esse livro. Acho que você vai se identificar bastante com diversas situações de Lou, justamente por estar passando por uma fase parecida de luto por alguém querido. Viva essa leitura! Você vai amar!

      Obrigada pelo carinho e pelas palavras! Boa semana para você também!

      Beijos

      Excluir
  18. Oi! Eu amei o primeiro livro e ainda não tive coragem de encarar o segundo por receio de não voltar para o mesmo universo que me comoveu. A autora é ótima, mas temo que ela tenha se perdido ao continuar uma história que tinha sido tão completinha. Eu espero gostar.

    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cida! Eu também tive esse receio, mas pra mim, a continuação foi linda! Claro que se fosse preferir, eu escolheria que a autora não tivesse continuado, mas já que tem, eu gostei bastante de saber o que houve com Lou depois da morte de Will. Leia quando puder!

      Beijos

      Vivian

      Excluir
  19. Olá, Vivian.
    Acredito que com o tempo a saudade só aumenta. Pelo menos isso está acontecendo comigo em relação ao meu pai. Eu sou do time que acredito que essa história não precisava de continuação. E ainda vem mais um livro por ai. Mas pode ser que assim como aconteceu com você, eu acabe gostando por não estar esperando nada dele. E como gosto muito da Lou, pode ser que eu goste.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sil!

      Por gostar da personagem e pelo fato de você já ter passado por uma grande perda, acho que você vai amar esse livro!

      Beijos

      Excluir
  20. Olá Vivian.
    Gostei muito de sua resenha e a maneira como olhou a história. Não li nenhum dos dois livros, apesar de tê-los aqui, mas só os tenho porque eu ganhei de presente. Não tenho a pretensão de ler. Não gosto de ler Sick lit, prefiro filmes da temática, tanto que assisti o filme umas dez vezes de tanto que amei e chorei. Sua resenha foi cativante, não por ela ter sido só positiva, mas forma que você falou de Lou e como ela viveu seu luto, acredito que a história seja exatamente esta, como ela lidou com tudo que aconteceu e como seguir adiante com a sua vida. Xero!

    https://minhasescriturasdih.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Diana!

      Obrigada pelo carinho! É um livro muito bonito carregado de mensagens de superação.

      Beijos

      Excluir
  21. Oi Vivi!! Todo mundo que eu conheço leu o primeiro e amou, mas eu confesso que eu sempre fico receosa com segundos livros de histórias tão fechadas. Eu fico feliz que vc tenha gostado e não tenha sido uma decepção e espero que vc tb curta o terceiro. Jojo me parece ser sempre uma boa leitura, mesmo quando ela não acerta muito kkkkkkk

    BJs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mi! Também tive esse receio ao pegar esse livro para ler, porém me surpreendi. A Jojo realmente sempre é uma boa opção! Seus livros sempre tem mensagens que acrescentam muito na nossa vida.

      Beijos

      Excluir
  22. Oi, Vivian!
    Eu ainda não tive coragem para ler esse livro.
    O que você disse é bem real: o primeiro não precisava de continuação hahaha
    Por isso, estou receosa com a leitura do segundo... Não queria estragar as lembranças do primeiro, sei lá haha
    Fico feliz em saber que você gostou, isso pode me dar um empurrãozinho!
    Beijinhos,

    Galáxia dos Desejos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mari!

      Espero ter lhe ajudado a dar um empurrãozinho hahahaha... Vale a pena a leitura!

      Beijos

      Excluir
  23. Eu não li e nem assisti o filme do primeiro livro. Mas sei um pouquinho sobre o que se trata a história. Não gosto muito de drama pois sou muito sentimental, então ainda não criei coragem de ler esses..

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tá certa Monique! Se um dia você criar coragem, leia! Ambos são lindos!

      Beijos

      Excluir
  24. Oi Vivian
    Que resenha lindinha!!
    Eu só assiBeijinhos
    Renata
    Escuta Essasti ao filme, ainda não li o primeiro livro... Mas com certeza vou ler

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Re!

      Obrigada lindona! Leia quando puder! Você vai amar!

      Beijos

      Excluir
  25. Oi Vivian,
    Eu amei o primeiro livro, li uma parte desse e fiquei com tanta pena da Lou. Acho o que mais mexe comigo é o fato dela ter sido 'trocada' pela morte. É muito plausível a maneira que a autora lida com a autoestima dela bem no início - pelo menos nas partes que li. To adiando ler o resto porque quero comprar físico. Ótima resenha.

    tenha uma ótima semana =D
    Nana - Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nana!

      Realmente dá pena de Lou. Não deve ser fácil estar no lugar dela. A autora consegue passar isso muito bem nesse livro.

      Obrigada pelo carinho!

      Beijos

      Excluir
  26. Oi Vivian!
    Eu amei o livro Como eu era antes de você, e por isso fico com receio de ler a continuação e não gostar tanto assim.
    Fiquei mais tranquila com a sua resenha, vou tentar ler sim.

    Beijos,
    Sora | Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sora!

      Esse também é lindo! Não foca tanto em romance, mas sim na superação de Lou. Eu gostei bastante! Quando puder leia!

      Beijos

      Excluir

Obrigado pela sua visita!
Seu comentário é muito bem vindo!
Volte sempre !

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...