Resenha Premiada "O Orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares" de Ransom Riggs


Edição: 5

Editora: Leya
ISBN: 9788544104897
Ano: 2016
Páginas: 336



"Tudo está à espera para ser descoberto em "O orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares", um romance que tenta misturar ficção e fotografia. A história começa com uma tragédia familiar que lança Jacob, um rapaz de 16 anos, em uma jornada até uma ilha remota na costa do País de Gales, onde descobre as ruínas do Orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares. Enquanto Jacob explora os quartos e corredores abandonados, fica claro que as crianças do orfanato são muito mais do que simplesmente peculiares. Elas podem ter sido perigosas e confinadas na ilha deserta por um bom motivo. E, de algum modo - por mais impossível que possa parecer - ainda podem estar vivas. "


Posso admitir que normalmente minhas resenhas são um tanto quanto críticas, e minhas avaliações raramente chegam acima de quatro estrelas. Mas dessa vez eu já quero começar dizendo que não teria como minha avaliação deste livro ser menor que cinco estrelas. Quero dizer, provavelmente se eu avaliasse cada pedacinho com olhos extremamente críticos, eu teria encontrado defeitos. E é claro que você encontrará diversas resenhas por aí que terão avaliações mais baixas que a minha, e terão pessoas que não gostarão deste livro tanto quanto eu gostei. Mas no meu caso, havia muito tempo que eu não lia uma história cujas páginas corressem tão rápido, e cuja história me deixasse sempre querendo saber mais e mais, ao ponto que as 310 páginas correram como se fossem menos de 100, e de que assim que eu terminei o livro, eu não consegui parar de pensar sobre o que me espera no segundo. Afinal, estamos falando de uma trilogia de livros, que se inicia aqui: O Lar da Srta. Peregrine Para Crianças Peculiares, e que como qualquer outro início de série/trilogia existe para nos apresentar o mundo, seus personagens, e nos dar uma base do que está por vir nos próximos livros.

Este, no entanto, o faz sem parecer monótono e sem te dar aquela impressão de que alguém está te dando uma aula sobre aquele mundo. Ele nos apresenta a história e os personagens conforme as páginas vão passando, integrando os fatos no enredo, e ainda utilizando-se de um extremamente importante (e interessante) fator: as numerosas - e algumas um tanto quanto bizarras - fotografias que foram ali colocadas para te ajudar a visualizar o que está sendo narrado. E as fotografias se tornam ainda mais interessantes quando você fica sabendo que todas elas são reais fotografias antigas, sem nome e sem origem, que foram encontradas pelo autor em suas numerosas procuras por antiguidades. Em uma entrevista, Ransom Riggs conta como a história nasceu das fotografias, ao mesmo tempo em que as fotografias, de certo modo, nasceram da história.

Quanto ao enredo em si, este livro narra em primeira pessoa a sequência de acontecimentos que levaram a vida do nosso protagonista, Jacob, a ser dividida em duas partes: o Antes e o Depois. 

Ele nasceu e cresceu acostumado com a vida mais comum e desinteressante possível. A vida com a qual a maioria de nós está acostumada. Ia bem na escola, vivia numa família que devido ao seu empório farmacêutico, possuía uma situação financeira mais que confortável; e estava destinado a seguir sua vida assim, afinal se tornaria o próximo a mandar no negócio da família. Mas é claro, quem quer uma vida assim em livros? E é por isso que quando criança, ele sempre gostou de ouvir as histórias fantásticas que seu avô o contava sobre monstros e "crianças peculiares", que possuíam as mais incríveis habilidades. 

E o pequeno Jacob sempre amou imaginar aquela vida fantástica, e como seria bom ter coisas assim tão empolgantes acontecendo com ele... Mas como quando a gente cresce, o tão falado "mundo real" pesa nas nossas mentes, e a "fantasia" parece só mais algo ridículo e inútil, Jacob logo se deixou levar pela desconfiança de que seu avô estava mentindo para ele. E logo as coisas que seus pais diziam sobre aquelas histórias serem apenas a forma de seu avô lidar com seu passado doloroso começaram a fazer muito mais sentido. Mas isso tudo aconteceu no Antes. Antes da vida de Jacob virar de cabeça pra baixo quando, depois de tantos anos acostumado com o "mundo real", ele descobre que esse mundo, e a "fantasia" estão na verdade fortemente interligados.


Para comemorar o dia do amigo lançamos esta resenha premiada com o SORTEIO AMIGO que vai presentear com dois exemplares deste livro - UM PARA O GANHADOR E UM PARA SEU AMIGO DO PEITO. Corre lá no Instagram e participe!!! Mas antes não deixe de comentar o que achou da resenha. Vamos adorar!!! 

Clique na imagem
Participe do SORTEIO AMIGO
concorra a dois exemplares.
Um para você e outro para 
seu amigo/a do peito.

12 comentários

  1. Esta foi umas das melhores leituras que já tive ( continue a série...por favor faça isso logo) a gente se envolve de forma tão real com os personagens e com a trama da historia, que parece que nossa peculiaridade é poder estar perto dos personagens, parece que estamos vendo aquilo a nossa frente! É uma fantástica historia, bem escrita e desenvolvida. Terminei a série esta semana é incrível!!Ótima resenha ♥

    ResponderExcluir
  2. Eu já tinha tirado esse livro da minha lista ai vem você, que tem se afirmado como uma leitora conscienciosa em suas opiniões e coloca ele de novo lá hahaha Adorei a resenha, reavivou a minha antiga e quase esquecida vontade de ir ali ler esse livro.

    Pandora
    Uma Pandora e Sua Caixa

    ResponderExcluir
  3. Eu não consegui ler esse livro ainda, mas fiquei muito interessada na leitura. A capa é incrível e a sinopse por si já nos faz querer ler muito, depois da sua resenha fiquei ainda mais instigada. Adorei!

    http://www.leitorasvorazes.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Ana!
    É uma das trilogias que mais tenho interesse em ler, porque além do enredo intrigante e fantástico, as fotos são algo bem lúdicos e trazem dinamicidade para leitura.
    Gostei muito da forma como avaliou.
    “Educar é semear com sabedoria e colher com paciência.” (Augusto Cury)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE JULHO 3 livros, 3 ganhadores, participem.
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Olá, tudo bem?
    Quando eu vi este livro lá livraria e dei uma olhada nas fotografias antigas eu pensei que se tratava de uma história de terror. Fiquei muito impressionada em como o autor conseguiu criar uma história assim a partir de fotografias reais. Já li comentários muito positivos sobre essa triologia e espero ler em breve.

    Estou encantada com o blog.
    Beijos,
    http://queremosmaislivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Sua resenha me animou tanto tanto taaaanto pra ler. Mais uma vez seria um desses livros que eu não imaginaria nem um terço da história por causa da capa, mas depois que li sua resenha até achei que a capa combina, sabe?
    Que resenha incrível! Vou participar do sorteio, já quero esse livro.

    Beijos!
    Masen's tale

    ResponderExcluir
  7. Olá! Estou doida pra ler esse livro, curto muito esse gênero e essa sua resenha me deixou ainda curiosa em conferi isso tudo que foi dito aqui.

    ResponderExcluir
  8. Oi
    tenho muita vontade de ler esse livro, parece ser bem interessante e que bom que gostou e achou a história boa de se ler. Quem sabe eu compre ele até dezembro.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Olá, tudo bem?
    Eu não tinha interesse em ler esse livro até ler essa resenha, despertou a vontade. Parabéns e obrigada haha. Beijos :*
    Amei o blog, já estou seguindo.

    http://submersa-em-palavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. #PARTICIPANDO Quero muito ler esta série um lugar com crianças incríveis ,quero ver como são aceitos e como se aceitam-liviaandre74@gmail.com

    ResponderExcluir
  11. Participando - mgrezender@gmail.com

    Tenho muito interesse em ler esse livro, aliás, a série. A capa é sempre chamativa mas não colorida, o que faz pessoas pensarem em algo tenebroso, mas ao ler resenhas e comentários, vê-se logo que não é nada disso. Gostei da sua resenha.

    ResponderExcluir
  12. participando.................@leciteresinhadias

    ResponderExcluir

Obrigado pela sua visita!
Seu comentário é muito bem vindo!
Volte sempre !

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...