Resenha "Desaparecidas" de Lauren Oliver


Edição: 1
Editora: Verus
ISBN: 9788576864462
Ano: 2015
Páginas: 304


"Alarmante e inspirador, um raro thriller psicológico com um bom coração em sua essência. Leia com as luzes acesas. --- E. Lockhart, autora de Mentirosos As irmãs Dara e Nick eram inseparáveis, mas isso foi antes --- antes de Dara beijar Parker, antes de Nick perdê-lo como melhor amigo, antes do acidente que deixou cicatrizes no belo rosto de Dara. Agora as duas, que eram tão próximas, não estão mais se falando. Em um instante Nick perdeu tudo, e está determinada a usar o verão para conseguir sua vida de volta. Só que Dara tem outros planos. Quando ela desaparece, no dia de seu aniversário, Nick acha que a irmã está se divertindo por aí. Mas outra garota também sumiu --- Madeline Snow, de nove anos --- e, conforme Nick procura pela irmã, fica cada vez mais convencida de que os dois desaparecimentos podem estar conectados. Neste livro tenso e cativante, Lauren Oliver cria um mundo de intrigas, perdas e suspeitas, enquanto duas irmãs buscam encontrar uma à outra --- e a si mesmas."


Nick e Dara são irmãs e são bem unidas no início do livro. Tudo complicou quando Dara começou a namorar Parker, o melhor amigo de Nick. A partir desse momento a amizade deu uma esfriada. De um lado temos a Dara, uma adolescente problemática, que vive em festas, bem popular, se mete com caras errados, bebe muito e usa drogas. Do outro lado tem a Nick, a irmã "certinha" e centrada, que não é perfeita como qualquer pessoa e que muitas vezes acaba acobertando as burradas de Dara.

Para piorar as irmãs sofrem um acidente de carro. Tal fato proporcionou um afastamento ainda maior das duas. Nick passou a morar com o pai e Dara com a mãe. Só que Nick resolveu voltar a sua antiga casa, porém ela e Dara não estavam trocando nenhuma palavra e se evitavam dentro do próprio lar. Para poder se ocupar, Nick acaba conseguindo um emprego em um parque de diversões chamado Fan Land e por coincidência Parker trabalha lá. Já Dara tenta retomar a vida, mesmo sabendo que não será nada fácil lidar com o que aconteceu nos últimos meses que acarretaram suas cicatrizes e dores externas e internas. De pano de fundo ainda temos o desaparecimento misterioso de uma criança da cidade, Madeline Snow. Ela sumiu quando estava no carro de sua irmã e até então não se sabe exato o que aconteceu com ela.

“Às vezes, o dia e a noite se invertem. Às vezes, o que sobe desce e o que desce sobe, e o amor se transforma em ódio, e as coisas com as quais contávamos são arrancadas de debaixo dos nossos pés e nos deixam pedalando no ar.”

O livro é bom e a escrita é envolvente, porém só começou a me empolgar quando já passava mais da metade dele e que foi justamente quando Dara desaparece. Sim, em certo momento do livro ela some e é aí que a história fica tensa e ao mesmo tempo emocionante. Antes ele foi caminhando devagar, contando um pouco sobre cada irmã na perspectiva das duas personagens, se interligando com o dia e a hora em cada capítulo e também se dividindo entre presente e passado. Achei esses pontos interessantes e que acabam fazendo mais sentido conforme a leitura vai evoluindo. São várias explicações na visão de Dara e Nick e desse modo vai preparando o leitor para o que o espera pela frente.

O que me deixou um pouco incomodada nesse livro é a forma como as meninas se relacionavam depois do acidente. Por mais que se amavam, me pareceu que ambas tinham muita inveja uma da outra.  Eu não tenho irmã, talvez seja um sentimento comum entre irmãs, mas achei particularmente exagerado e maçante as passagens do livro que demonstram isso.

"É típico de Dara se tornar não apenas o assunto, mas também uma imposição na conversa mesmo quando não está no ambiente. Desde que me lembro, as pessoas me comparam com Dara, e não o contrário. Ela não é tão bonita quanto a irmã mais nova... É mais tímida que a irmã mais nova... Não é tão popular quanto a irmã mais nova."

A obra tem um toque diferenciado em relação a outros livros do gênero. Em vários momentos da história encontramos trechos do diário de Dara, notas de matérias de jornais, reportagens postadas e comentadas pelos usuários em redes sociais, e-mails trocados pelos personagens. Isso fez com que o leitor entrasse na história das irmãs e do sumiço da pequena Madeline Snow de uma maneira mais abrangente e próxima da nossa realidade.

Antes eu ia dar três estrelinhas para ele, mas o que valeu realmente mais uma estrelinha foi o final. O livro teve um desfecho surpreendente, talvez muita gente não ache isso, mas eu confesso que não consegui imaginar que finalizaria de tal forma. Fiquei relendo depois alguns capítulos para entender certas partes que passaram despercebidas, mas que se encaixaram perfeitamente como se fosse um cubo mágico. Sinceramente, a leitura no geral foi prazerosa, com pontos altos e fracos, mas que renderam minha admiração pela autora que eu só conhecia de nome e pelos milhares de fãs que ela possuí. Gostei da escrita de Laurren Oliver e principalmente da maneira como ela conduziu a leitura para chegar no final brilhantemente calculado. Não são todos os livros que terminam de uma forma tão arrebatadora como esse. Confesso que agora estou querendo o outro livro da autora, o famoso e queridinho da galera, o Antes que eu vá, que já está nas telas dos cinemas.


Gostaram? 
Então vamos lá que tem sorteio do livro

Clique no banner acima e boa sorte !!!










33 comentários

  1. Oi, Vivian!
    Eu já vi esse livro por aí, mas não tinha muita vontade de ler não. Mas depois dessa resenha bem convincente, acho que vou dar uma chance pra ser surpreendida, principalmente pelo final.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Sorteio Dois Anos de Família Hallinson

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luiza! Tudo bem? A história é boa e o desfecho melhor ainda. Quando puder dê uma chance a ele rsrsrs...Obrigada pelo comentário na minha resenha! <3 Beijos e ótima sexta!

      Excluir
  2. Olá, Vivian.
    Eu não gostei muito de Antes que eu vá, e a trilogia Delírio eu achei razoável. Mas esse enredo eu achei interessante, talvez eu leia ele. Quanto as atitudes das irmãs que te incomodou, eu tenho duas mais velhas e infelizmente aqui em casa é mais ou menos parecido com o que você falou. Infelizmente não somos amigas. A diferença de idade entre eu e elas é bem grande, 11 para a mais próxima e 20 para a mais velha, mas sempre senti uma ponta de ciumes por eu ser a caçula e ainda ter olhos claros. Vê se pode hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sil! Tudo bem? Acho que talvez esse livro da autora te agrade mais. Quando puder, leia ele. Sobre a inveja das irmãs, imagino que seja bem comum, o problema que no livro ficou muito exagerado, mas mesmo assim não tira o brilho da história e de seu desfecho interessante. Menina! Que pena que vocês não são amigas! Acredito muito que as vezes o laço sanguíneo não quer dizer nada, achamos amizades em pessoas que não são parentes, simplesmente pela afinidade, carinho mútuo, enfim, encontro de almas. Família é aquela que a gente escolhe com o tempo. Obrigada pelo comentário na minha resenha! Beijos e ótima sexta! <3

      Excluir
  3. Oi, a realidade é bem parecida entre várias irmãs eu não tenho irmã mais minha mãe teve várias e aconteceu o mesmo inveja, confusão gostei da resenha achei o livro maravilhoso e vou gostar de saber o final de como e onde a Dara se encontrava.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Doralice! Acredito que deve ser bem comum sim. No livro eu só achei que ficou um pouco "chato" e cansativo. Mas no geral o livro é bom e o final melhor ainda. Quando puder, confira. Beijos e Obrigada pelo comentário na minha resenha!

      Excluir
  4. A relação de vínculo entre irmãs e bem complicado, ainda mais quando possuem a mesma rede de amigos, dividindo tudo até a vida pessoal como as das personagens, imagino que esse fator gere discórdia, e inveja, por isso ao meu ver essa escolha da autora foi algo real que podemos perceber nesse tipo de relacionamento afetivo. Não imaginava que o sumiço de uma das irmãs só se daria no meio do livro, tinha uma outra perspectiva dessa trama, mas mesmo assim fiquei feliz em saber que houveram pontos positivos, e que o final foi surpreendente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lana! Sim, deve ser bem comum, o problema que ficou bem maçante e cansativa as partes onde é visível isso. Mas é algo bem subjetivo, talvez outras pessoas não achem o mesmo. Sobre o sumiço de uma das irmãs, me surpreendeu também o fato de ter acontecido quando já se passava da metade do livro. Penssei que seria antes, mas não rolou. como falei na resenha, vale a pena conferir a história e o final é que merece todo o meu aplauso. Obrigada pelo comentário na minha resenha! Bjos

      Excluir
  5. Gostei da resenha e logo de cara, já me identifiquei, porque tenho uma irmã gêmea e meus amigos, não é mole não tá? As pessoas parecem esquecer que são duas pessoas distintas, insistem em unificar gostos, jeito, personalidade.. É dose! Só por isso, já tenho vontade de ler!! ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que você vai adorar a história, justamente por causa dessa identificação. Não deve ser fácil mesmo. Infelizmente as pessoas não sabem separar que cada um tem um jeito, uma personalidade, mas que ambos são especiais da maneira deles. Por outro lado deve ser bom ter uma irmã, e acima de tudo uma amiga para o resto da vida. Quando puder, leia sim! Obrigada pelo comentário na minha resenha! Bjos

      Excluir
  6. Vivian!
    Tenho irmã e posso garantir que esse sentimento de inveja não é comum entre irmãs não, pode até haver pequenas rivalidades em alguns momentos, que é normal, mas inveja, não.
    Gostei muito da premissa do livro e de todo mistério que o envolve.
    Gostaria muito de ler.
    Bom final de semana!
    “A solidão é a mãe da sabedoria.” (Laurence Sterne)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE MAIO 3 livros, 3 ganhadores, participem.
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rudy! Então, acho que em excesso, essa rivalidade acaba se tornando algo maior. No caso do livro era bem nítido isso. Achei um pouco exagerado e cansativo as partes que demonstravam a inveja das irmãs. Mas de resto foi boa a história. O mistério que envolve o sumiço de Dara é que deixa a história mais envolvente e o final melhor ainda. Quando puder leia! Beijos e obrigada pelo comentário na minha resenha!

      Excluir
  7. Gostei da resenha desse livro. Já tinha visto ele antes no skoob e confesso que quero ler ele já tem um tempo. Gosto de narrativas que envolvam mudanças como essas na vida dos personagens. Você acaba criando expectativas, mas nunca sabe se elas acontecerão. É o que faz o livro tão interessante como esse. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fran!
      Obrigada! As histórias ficam ainda mais interessantes com essas mudanças, mudanças muitas vezes bruscas na vida dos personagens, que fazem com que eles reflitam sobre o que gira a sua volta. Mas foi como você disse, a gente nunca sabe exato o que pode acontecer. Acredito que você vai gostar bastante desse livro. Quando puder leia! Obrigada pelo comentário na minha resenha. Beijos

      Excluir
  8. Olá, tenho duas irmã e esse sentimento de inveja não exite entre nos não, mas já vi isso acontecer com amigas minhas. Gostei muito da resenha do livro e fiquei bem curiosa para conhecer o livro todo, gostaria muito de ler.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lúcia! Acho que deve ser comum, mas vai de caso para caso. O livro é bom e como disse na resenha o final é surpreendente. Vale a pena a leitura! Quando puder leia! Obrigada pelo comentário na minha resenha! Beijos

      Excluir
  9. Eu não sei como é ter a experiência de ter uma irmã (apenas irmão) e acredito que inveja seja comum sim, principalmente se a família escolhe um "favorito". Gostei muito da proposta do livro e parece ser uma narrativa bem envolvente mesmo. Uma pena que a empolgação começou somente após a metade do livro.
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Eduarda! Sim, se a família escolhe um favorito deve ser bem complicado lidar com isso. Por isso não é bom comparar irmãos por exemplo, afinal, são pessoas diferentes, personalidades diferentes, ninguém é igual ou melhor/pior que outro. Mas deve ser comum sim esse sentimento. O que me incomodou é que achei um pouco cansativo as passagens que mostram isso no livro, mas a proposta dele é muito boa e o final maravilhoso. Se puder, leia! Obrigada pelo comentário na minha resenha! Beijos

      Excluir
  10. É uma pena que o começo não tenha sido bom, mas lendo a sua resenha a trama me interessou, e o que fiquei mais curiosa é com esse final que valeu mais uma estrela.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ketellyn, a história é boa, mas é lenta no começo, mas vale a pena a leitura! O final... ah o final... é surpreendente! Se puder, leia! Beijos e obrigada pelo comentário na minha resenha!

      Excluir
  11. fiquei muito interessada em ler o livro, estou participando do sorteio e torcendo para ganhar!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom Júlia! O livro é bem bacana! Boa sorte! Beijos e obrigada pelo comentário na minha resenha!

      Excluir
  12. Eu sempre tive interesse nesse livro, acho a trama cativante e trivial, pois o conflito e inveja entre irmãos acontece com todo mundo. Ele parece ser envolvente e interessante. Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isabela é sim! O livro tem uma trama muito boa, apesar de lenta no começo, mas vale a pena a leitura! Beijos e obrigada pelo comentário na minha resenha!

      Excluir
  13. De começo eu participei por achar a capa interessante. Pedi uma amiga para procurar sorteios no Twitter pra mim e eis que ela surge com o link, porém não achei que seria tão bom assim. A resenha está muito boa, parabéns! Isso me deu um pouquinho mais de vontade de ler! Espero que consiga ganhar! Hihi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Chan! Obrigada! A história é boa e acredito que você vai gostar! Boa sorte no sorteio! Beijos e obrigada pelo comentário na minha resenha!

      Excluir
  14. Eu sou louca para por ler! Mais não tem em pdf😳 e não posso comprar livros físicos. Espero ganhar o sorteio para poder comentar aqui

    ResponderExcluir
  15. Parece um livro muito interessante, espero ganhar o sorteio para comentar aqui depois que ler.

    ResponderExcluir
  16. Adoro o gênero. Essa situação de irmãs me deixou um pouco preocupada de ter aqueles dramas adolescentes mas, fiquei super curiosa pelo final.

    ResponderExcluir
  17. Fiquei muito interessada em ler o livro, de conhecer Nick e Dara!! Como foi dito na resenha, depois do acidente houve um afastamento entre ambas!! O livro parece ser rico de detalhes, reviravoltas, mistérios e segredos. Penso que o enredo conseguirá me prender a cada capítulo!! Ansiosa para ler e conhecer o desfecho final!!

    ResponderExcluir
  18. Gosto muito desse estilo de livro. Com certeza pretendo ler! Espero que seja desses que tenha um final bem impactante.

    ResponderExcluir

Obrigado pela sua visita!
Seu comentário é muito bem vindo!
Volte sempre !

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...