Rio sem lei da Geração Editorial


Livro Rio sem lei
A revelação da origem da criminalidade e do poder paralelo no RJ

Como o Rio de Janeiro se transformou num estado sob o domínio de organizações criminosas, da barbárie e da corrupção política.




A corrupção política, a máfia dos jogos, o tráfico de drogas e as narcomilícias criaram, com ajuda de policiais corruptos, um poder paralelo no Rio de Janeiro que intimida e elimina quem atravessa no seu caminho. Entre as vítimas estão a juíza Patrícia Acioli, assassinada com 21 tiros na porta de casa, em 2011, e a vereadora Marielle Franco, executada com quatro tiros na cabeça, em 2018. O que já era uma guerra civil se transforma agora em conflito militar inédito na história do país. Pela primeira vez, desde a Constituição de 1988, houve intervenção das Forças Armadas na segurança pública de um estado. Ancorado em minuciosa investigação jornalística, esse livro revela como o Rio chegou a situação tão extrema.



O RIO EM GUERRA
A eletrizante história de como a corrupção e o crime levaram o Rio de Janeiro para o caos.
“Polícia é polícia. Bandido é bandido. Não devem se misturar, igual água e azeite”, alertou na década de 1970 o famoso assaltante de bancos Lúcio Flávio Vilar Lírio, assassinado após testemunhar contra policiais corruptos. O eletrizante livro de Hudson Corrêa e Diana Brito mostra que caminhamos acelerados na direção contrária à constatação óbvia, até para um bandido, de que a polícia não pode se misturar com criminosos. O livro descreve em detalhes como a corporação policial do estado do Rio de Janeiro foi minada pelo banditismo e como a bandidagem passou a impor suas leis. O assassinato da juíza Patrícia Acioli, com 21 tiros, em agosto de 2011, é um dos crimes esmiuçados e reconstituídos pela dupla de repórteres, que se debruçou também sobre o poder paralelo das milícias, do jogo do bicho e do narcotráfico. As cenas da agonia e morte de um jovem punido pelo traficante Fernandinho Beira-Mar que, por telefone, ordenou e acompanhou a tortura e a execução, são de tirar o fôlego. “Rio sem lei” é uma denúncia vigorosa da calamidade que se instaurou no Rio de Janeiro. – ELVIRA LOBATO, jornalista



Sobre os autores

Diana Brito é jornalista desde 2005. Iniciou com bolsa de estudos no jornal universitário da extinta faculdade Gama Filho, na zona norte do Rio, cidade onde nasceu. Enfrentou tiroteios intensos nas ruas que rodeavam favelas locais para não faltar a universidade no turno da noite. Fez estágio numa rádio comunitária na favela Vila Cruzeiro com apoio da ONG Viva Rio. Passou pela TV Brasil, assessoria de imprensa do estádio do Maracanã, UOL, Globo.com e Canal Futura. Apesar de concluir pós-graduação em Gestão Ambiental pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), continuou com o jornalismo diário. Trabalhou oito anos na Folha de S.Paulo, principalmente na cobertura de segurança pública. Revelou o desvio de armas e drogas durante a ocupação de favelas do Complexo do Alemão, no final de 2010. No ano seguinte, foi uma das primeiras repórteres a chegar ao local da tragédia provocada pelas chuvas, que mataram ao menos 1 mil pessoas na região serrana fluminense. Em 2015 mudou para a Inglaterra. Fez trabalhos para a BBC Brasil na sede da emissora na capital britânica. Cobriu pela Folha de S. Paulo os últimos ataques terroristas em Londres — em junho de 2017.

Hudson Corrêa é jornalista desde 1993. Começou nos Diários Associados de Campo Grande (MS), cidade onde nasceu, e trabalhou no Jornal do Brasil, Gazeta Mercantil, Folha de S.Paulo, revista ÉPOCA e O Globo. Autor de “Eleições na Estrada”, pela Publifolha, ganhou os prêmios Latinoamericano de Periodismo sobre Drogas (2012), Direitos Humanos da OAB-RS (2016 e 2017) e o Patrícia Acioli de Direitos Humanos, da Associação dos Magistrados do Rio de Janeiro (2017). Entre tantas denúncias publicadas, marcou a de que crianças indígenas morrem de fome em terras agrícolas.


5 comentários

  1. Oi Irene!
    O livro deve ser mto bom, acho que não só no Rio mas em todo o país faltam leis... tá uma bagunça né...

    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Irene!
    São tantas catástrofes e assassinatos no RJ que uma livro desse pode abrir nossos olhos sobre o que está por trás de tudo.
    Bem interessante.
    Maravilhoso final de semana!
    “Eu gosto de escutar. Eu aprendi muito escutando cuidadosamente. A maioria das pessoas nunca escuta. “(Ernest Hemingway)
    cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA MAIO BLOG ALEGRIA DE VIVER E AMAR O QUE É BOM!

    ResponderExcluir
  3. Achei bem interessante, uma pena quando podemos falar de um estado tão bonito mas que agora esta nas mãos de organizações criminosas.
    Sempre bom estar informado.

    beijinhos
    She is a Bookaholic

    ResponderExcluir
  4. Um livro interessante, mas sem dúvidas, extremamente tristes!
    Acho que é preciso que todos leem e compreendam como a política é criminosa e avassaladora no Brasil.
    bjs

    ResponderExcluir
  5. Oi Irene,
    É engraçado, esse livro normalmente passaria longe da minha lista de leituras, mas hoje eu sei que todos deveriam ler, é uma realidade, e e mws para quem não vive isso de perto, ter conhecimento sobre algo que uma das maiores cidades do nosso país passa é essencial!
    Beijos

    ResponderExcluir

Obrigado pela sua visita!
Seu comentário é muito bem vindo!
Volte sempre !

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...