Resenha "Imperfeitos" - Flawed #1 de Cecelia Ahern




Edição: 1

Editora: Novo Conceito

ISBN: 9788581636535
Ano: 2016
Páginas: 320


"Celestine North vive em uma sociedade que rejeita a imperfeição. Todos aqueles que praticam algum ato julgado como errado são marcados para sempre, rechaçados da comunidade, seres não merecedores de compaixão. Por isso, Celestine procura viver uma vida perfeita. Ela é um exemplo de filha e de irmã, é uma aluna excepcional, bem quista por todos do colégio, além do mais, ela namora Art Crevan, filho da autoridade máxima da cidade, o juiz Crevan.Em meio a essa vida perfeita, Celestine se encontra em uma situação incomum, que a faz tomar uma decisão instintiva. Ela faz uma escolha que pode mudar o futuro dela e das pessoas a seu redor. Ela pode ser presa? Ela pode ser marcada? Ela poderá se tornar, do dia para a noite Imperfeita? "Nesta distopia deslumbrante, a autora best-seller Cecelia Ahern retrata uma sociedade em que a perfeição é primordial e quem cometer qualquer ato falho será punido. A história de uma jovem que decide tomar uma posição que poderá custar-lhe tudo.



Imperfeitos (Flawed), escrito por Cecelia Ahern e publicado aqui no Brasil pela editora Novo Conceito, é o primeiro de uma série distópica, e narra a história de Celestine, uma menina de 17 anos que vive seguindo perfeitamente as regras de sua sociedade. Ela é uma garota modelo, que não faz nada de errado, tira ótimas notas, possui seu futuro programado, e é namorada do filho de um importante membro do Tribunal, uma organização destinada a encontrar e punir os Imperfeitos: aqueles que cometeram algum tipo de erro que, apesar de não poder ser considerado um crime, tem potencial para causar danos à sociedade.
  
Esse futuro distópico surgiu da necessidade de criar uma sociedade Perfeita, livre de erros que anteriormente haviam causado uma gigantesca crise econômica que abateu a população. E Celestine, contrariando a todas as possibilidades, vê sua vida perfeita sendo virada de cabeça para baixo quando ela toma a decisão errada de ajudar um Imperfeito - pessoas marcadas em suas peles em lugares correspondentes aos seus erros, e que são consideradas impuras. 
  
O livro é narrado em primeira pessoa e conta a história do ponto de vista de Celestine, e se eu posso ser honesta com você, eu sinto que ela foi a maior responsável por eu não ter gostado tanto desse livro quanto poderia. Eu já li diversos livros distópicos destinados ao público mais jovem, entre eles, o mais famoso é obviamente Jogos Vorazes, que é, na minha opinião, uma trilogia muito bem escrita e cujos significados vão muito além de um triângulo amoroso adolescente. Ele passa uma mensagem, e isso é ótimo. No entanto, querendo ou não, muitos fatores presentes nessas histórias que são responsáveis por torná-las boas acabaram por ser esgotados, e se tornou extremamente difícil trazer algo novo à mesa. Algo que nunca antes foi visto, ou um ponto de vista nunca antes discutido. Sinto que a autora tinha em suas mãos com esse livro, uma premissa interessante. Não genial, mas que poderia gerar ideias e discussões importantes, no entanto, eu penso que ela não tenha feito uso de todo esse potencial como deveria.

Na verdade, para apreciar realmente a obra, eu sinto que seja necessário relevar diversos fatores nas primeiras páginas que normalmente poderiam ter-me feito desistir da leitura se eu não tivesse de fazer essa resenha. A tradução parece falha em alguns momentos, e a forma como a personagem apresenta a si mesma e ao mundo ao seu redor me fez sentir de maneira quase física todos os clichês aqui encontrados, sem falar que, na minha opinião, Celestine não é lá a protagonista mais agradável.

Eu entendo o que a autora estava tentando fazer, e sei que é extremamente difícil criar uma personagem que possui defeitos, que está profundamente alienada por sua sociedade, etc., sem torná-la irritante para o leitor, mas ao mesmo tempo, ela afirma e reafirma o quanto é uma pessoa extremamente lógica e sei lá mais o que, e no entanto o que ela diz sobre si mesma e o que suas ações dizem sobre ela se mostraram coisas diferentes. Um personagem bem construído mostra quem é e quais são suas motivações sem precisar reafirmar tudo por meio de falas ou por meio de "Fulano é assim, ele faz isso e isso". O leitor consegue absorvê-lo e entendê-lo simplesmente porque ele é bem planejado e executado. E Celestine não o é. O que a protagonista acabou por ser, foi uma coisa completamente diferente do planejado. Ela é inconstante e suas motivações não são claras, ou quando são, acabam por se mostrar, em sua maioria, insuficientes. Celestine não é terrível, não me entenda mal. Ela apenas não tem nada que a torne boa o suficiente.

No entanto, conforme passamos pelas páginas iniciais, a narrativa se torna gradativamente melhor e de repente eu me vi realmente envolvida pelos acontecimentos e querendo saber o que viria a seguir. A personagem inicial conseguiu me irritar até a última página do livro, mas se tornou mais e mais fácil ignorá-la um pouco e absorver a história por meus próprios olhos. E assim, personagens se tornaram mais fáceis de serem entendidos e gostados, e a história se tornou mais envolvente. Até mesmo Celestine se mostra mais interessante com o passar do tempo.

O mundo não traz nada de novo, infelizmente, para alguém que já leu algumas distopias do gênero jovem-adulto. O modelo "Menina de 17 anos sofre nas mãos de sociedade distópica e se mostra um símbolo para uma rebelião eminente. Logo, ao lado de interesse romântico e motivada por sua revolta, mas ainda assim cheia de dúvidas e inseguranças, ela segue em frente para lutar contra a opressão." já foi usado vezes demais e se torna insosso. No entanto, ainda assim, consegui me ver interessada por diversos elementos da história, e a narrativa se tornou um ponto muito positivo da leitura. E, apesar de tudo, houveram ideias expostas no livro que realmente me fizeram parar e pensar, o que é sem dúvidas um ponto positivo para a obra.



Por isso, apesar de tudo, eu o recomendo. Não deixa de ser uma leitura positiva, e que merece suas 3 estrelas. Pretendo ler o próximo, afinal quero saber saber mais sobre o mundo e alguns dos personagens, e espero que você, assim como eu, continue a leitura apesar dos problemas, e se surpreenda com alguns dos elementos e dos acontecimentos da história, e como eles foram apresentados.




Livro cedido em parceria pela editora Novo Conceito


44 comentários

  1. Oi, Ana!
    Nunca me bateu o interesse de ler esse livro porque achei a premissa dele um tanto batida das distopias...
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe das promoções ativas e ganhe prêmios maravilhosos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Realmente, esse livro tem seus pontos fortes, mas infelizmente inovação não está entre eles quando se diz respeito à premissa inicial.

      Excluir
  2. Eu não conhecia o livro, mas eu gostei da sinopse, parece bem legal!
    Ótima resenha!
    Bisous,
    BLOG PEQUENO MUFFIN | LARA REIS
    www.pequenomuffin.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado pelo comentário, fico feliz que tenha gostado :)

      Excluir
  3. Oi Ana.
    Eu não curto muito ler distopias. Raramente alguma me atrai, mas por ter gostado da sinopse e ter ficado curiosa com a autora entrando neste novo gênero, acabei solicitando para resenha. Ainda não li, mas confesso que desanimei um pouco ao ler sua opinião sobre. Mesmo assim vou ter que ler para fazer a resenha e vou torcer para não me decepcionar tanto. Ótima resenha.
    Bjus
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Não se desanime. Se você conseguir passar pelas primeiras páginas e souber ignorar certos elementos, a leitura se torna prazerosa e acaba tendo alguns momentos bem interessantes.
      Beijos.

      Excluir
  4. Realmente esse tema de distopia tá bem batido, maaaas, eu como boa amante do gênero, ainda caio na armadilha e tenho tendência a amar esses livros, não é a toa que sou apaixonada por Jogos Vorazes! Mas uma pena que a personagem não tenha entregado o que realmente era pra ela entregar, mesmo assim me interessei, viu? Adorei a resenha!
    Um beijão,
    Gabs | likegabs.blogspot.com ❥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também amo Jogos Vorazes, foi uma trilogia inovadora, mas infelizmente novas distopias acabam caindo no "mais do mesmo", ainda que possam até ter algumas novas ideias interessantes, assim como é o caso de Imperfeitos.
      Mas no fim, eu acho que realmente foi a protagonista que mais me impediu de gostar mais desse livro.

      Excluir
  5. Oi, Ana. Não sou fã de distopias, geralmente fujo de gêneros assim porque não tenho paciência, a trama sempre cai num clichê danado e isso me irrita. Mas eu já ouvi falar do livro e até tinha ficado um pouco curiosa, muita gente gostou e isso é um ponto positivo. Eu indico a você Puros, uma das únicas distopias que eu realmente gostei, é maravilhosa.
    Beijos
    http://www.leitoraencantada.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie
      Eu também tenho um ódio muito grande de clichês e tento ao máximo fugir deles, mas eu vou procurar mais sobre Puros, já que a gente parece ter opiniões parecidas sobre o assunto.

      Excluir
  6. Olá Ana, tudo bem?
    Bom eu amo distopias e como já sei a premissa do enredo principal delas, não me decepciono tanto com esta questão, mas claro que algo inovador e que possa diferenciar um pouco mais é sempre bem vindo e eu gostei muito de seu ponto de vista com relação a isso e cada leitor, segue a sua linha de leitura. Eu tenho este livro, mas ainda não li, ele vai ficar mesmo para o ano que vem. Xero!!!

    https://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Sim, quando começo uma leitura, inovação é uma das coisas que eu mais valorizo, juntamente com um bom desenvolvimento de personagens, o que pra mim é o ponto principal, é esse livro infelizmente teve falhas nesses dois aspectos, ainda que eu concorde que possa ser apreciado por diferentes pontos.
      Beijos :)

      Excluir
  7. Oi!! Não sabia que a autora escrevia distopia, realmente é difícil gostar com tantas opções, tem que ter algo para chamar a atenção. Uma pena não ter encontrado nesse um diferencial. Ótima resenha! Bjos <3

    Click Literário

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Eu já tinha ouvido o nome da autora, então acabei esperando mais do livro. Talvez tivesse sido melhor começar a leitura sem expectativas, até porque querendo ou não ele tem seus pontos positivos.

      Excluir
  8. Olá Ana, tudo bom?

    Gostei muito de sua resenha, não conhecia o livro.

    Um beijo,

    My Pure Style x My Instagram x My Facebook 

    ResponderExcluir
  9. A mim não me incomoda nada que a narrativa seja semelhante a tantas outras, porque na verdade a distopia será sempre algo semelhante porque a base é a mesma.
    Eu gostei muito desta história, achei muito interessante as questões políticas e sociais, uma história que podia perfeitamente vir a acontecer no tempo actual, não vejo a hora de ler o segundo.

    MRS. MARGOT

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Esse livro possui mesmo alguns pontos importantes e que despertaram meu interesse, o meu problema com ele foi realmente com a forma que foi executado. Mas eu fico feliz que você tenha gostado. :))

      Excluir
  10. Gostei da resenha Irene. São poucas as distopias que me chamam a atenção e a julgar pelo comportamento da protagonista, esse título não me pareceu tão interessante. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A protagonista realmente foi, pra mim, o ponto fraco da história, infelizmente.
      Beijos.

      Excluir
  11. Oi Ana, tudo bem?
    Olha, eu gosto muito de distopias e acredito que essa me chamou bastante a atenção.
    Celestine parece ser uma personagem bem interessante de se conhecer!

    Beijão,
    Vinicius
    omeninoeolivro.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Se te parece uma premissa interessante, eu super indico Imperfeitos. :)

      Excluir
  12. Olá, Ana.
    Esse enredo desse livro lembra muito o da série Feios, que foi a primeira distopia que eu li. Eu sou fã de livros em terceira pessoa por causa do que aconteceu com você aqui. Quando a pessoa que tá narrando não conquista nossa simpatia, a história se torna ruim. Mas ainda assim quero ler. Gosto muito dos livros da autora.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie.
      Eu também normalmente prefiro livros em terceira pessoa, afinal é mais fácil conhecer o mundo como realmente é, além de podermos nos envolver com mais personagens de maneira diferente e mais complexa.
      E livros em primeira pessoa podem ser muito prejudicados por seus protagonistas, o que na minha opinião foi oque aconteceu com esse livro.
      Eu também vi algumas semelhanças com a premissa de Feios, mas ainda não li os livros.

      Excluir
  13. Não conheço a história, mas uma pena você não ter amado.. pelo menos não foi tão ruim..

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, o livro tem seus pontos positivos, por isso eu pretendo ler o próximo quando for lançado aqui no Brasil.

      Excluir
  14. Oi, tudo bem?
    Confesso que tenho certos problemas com essa autora e não consigo me agradar muito com os livros dela... :(

    Att.,
    Eduarda Henker
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá.
      Eu nunca tive outras experiências com a autora, esse foi o meu primeiro livro dela e eu não acho que seu estilo de escrita esteja entre os meus preferidos, mas ainda assim eu pretendo dar outra chance.

      Excluir
  15. Oi Ana,
    Eu tinha até estranhado sua avaliação, mas lendo a resenha, notei que tem uma abordagem meio imatura pra uma distopia. Não sou de ler muitas, mas poucas que já li me agradaram bastante e tals. Mas, confesso que tenho muito interesse em conhecer os livros da autora. Minha prima adora.

    tenha uma ótima quarta =D
    Nana - Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá.
      Eu também tive minha curiosidade despertada por esse livro quando reconheci o nome da autora. Nunca tinha lido nada dela e achei que seria um bom livro pra começar, afinal eu também tenho pouca experiência com distopias. Mas infelizmente talvez ela não seja para mim.

      Excluir
  16. Olá Ana! Eu já tinha escutado falar desse livro, e inclusive estava na minha lista de leitura de 2017, mas acabei tendo olhos para outros livros e acabei não lendo esse, mas eu estava bastante empolgada para ler, a sinopse me chamou bastante atenção, só que as vezes eu sou bem influenciável, ainda mais com livros, eu não carrego uma grande bagagem de livros e quando conheço alguém que contém uma grande bagagem, eu começo a ser influenciada por essa pessoa, e acho que foi o que aconteceu agora, pois eu perdi o ânimo de ler o livro, não que nunca lerei, mas, deixarei essa leitura descansar por mais algum tempo.
    Sua resenha foi ótima, seu blog é lindo e já estou até seguindo!
    Estante Clássica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, muito obrigada pelo comentário e por seguir o Blog. :)
      Eu indico que dê uma chance ao livro se tiver se interessado na história, a pesar de seus problemas, ele tem alguns pontos positivos que podem fazê-lo valer à pena para alguns leitores.

      Excluir
  17. Eu recebi esse livro, mas até hoje não o li. Eu não curto muito distopias, e li algumas resenhas não muito positivas, assim como a sua, apontando muitas ressalvas. Sem contar que se for esperar a Novo Conceito trazer a continuação... hahahaha

    Beijos
    - Tami
    http://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não tenho problemas com distopias quando são inovadoras. Infelizmente, os livros desse gênero destinados ao público jovem adulto raramente trazem algo de novo.
      E tem o problema da demora para a continuação também hahah

      Excluir
  18. Olá, Ana!
    Já conhecia o livro pela capa, e peguei ele hoje na biblioteca. Pensei que fosse volume único, ai o desanimo já bate... mas irei arriscar.
    Adorei sua resenha!

    Abraço,
    Lupi Literatus
    Participe do sorteio de "Selene e o Dragão" e concorra á um livro físico + brindes!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá.
      Acho que vale a pena arriscar, não sei se ele terá mais de uma continuação, mas a história tem seus pontos positivos e a leitura até que foi rápida, o que pode te ajudar a se livrar do desânimo hahah

      Excluir
  19. Oi Ana!
    Eu adoro distopia, mas esse em particular nao me chamou nem um pouco a atencao. No comeco o fator da sinopse parecer mais do mesmo, sem qualquer novidade, nao me cativou, mas vi muitas resenhas bem negativas, e acabei aceitando que nao da pra mim.
    Essa protagonista parece muito chata.

    Abraços
    David
    http://territoriogeeknerd.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi. A protagonista realmente prejudicou bastante a minha opinião sobre o livro e o mundo que a autora tentou retratar. A história não é muito inovadora, mas o livro me surpreendeu em algumas partes com certas ideias interessantes.
      Mas se você não é fã de distopias, realmente não acredito que esse seja o livro pra você.

      Excluir
  20. Eu adoro a Celestine! Não consigo não gostar dela, mesmo quando ela diz o que é e não é o que diz ela me parece puramente humana, adolescente, jovem e ingenua. Diferente de Katniss (que é minha diva <3), quando nós a encontramos inicialmente nada aconteceu para tirar ela do mundo das ilusões onde vive e nós vamos acompanhando ela em sua experiencia de amadurecimento, na sua Telemaquia.

    Uma das coisas mais legais da blogosfera é encontrar opiniões diferentes das nossas sobre os livros que lemos, adorei sua resenha mesmo tendo gostado muito do livro. Eu tenho amado muito as protagonistas imperfeitas da Cecelia e a Celestine foi uma delas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Celestine tem sim seus pontos positivos. Como eu disse na resenha, eu pude ver o que a autora tentou fazer, mostrando como ela era profundamente alienada, e lentamente se tornou mais atenta ao que acontecia ao seu redor e mais consciente dos problemas em sua sociedade.
      Mas eu sou muito enjoada com personagens, hahah, por esse ser o elemento principal de uma história para mim e eu me interessar muito por psicologia, eu tendo a exigir muito dos personagens e me decepciono quando não são muito bem desenvolvidos (na minha opinião), em especial quando se trata de um livro em primeira pessoa.
      Celesine é sim humana e imperfeita, mas eu sinto que poderia ter sido feita de maneira mais natural e real.

      Muito obrigada pelo comentário, opiniões diferentes são sempre boas para se aquirir novas perspectivas sobre um determinado assunto.

      Excluir
  21. Oi, Ana! Tudo bem? Eu tenho esse livro aqui, mas ainda não li. Minhas expectativas para lê-lo estavam lá em cima, mas depois do que você falou, acho melhor diminuir um pouco. Adorei a resenha! <3

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Oi, Ana!
    Eu tenho um problema muito grande com essa autora.
    Apesar de ser muito conhecida, eu não consigo ler os livros dela. E nem sei o motivo.
    Tenho alguns e não passo do começo! É horrível, mas verdade haha
    Esse já foi um fator para eu não me interessar muito por Imperfeitos, mas sua resenha me deixou com menos vontade ainda de ler.
    Eu amo clichês, mas estou cansada de alguns tipos de trama, então passaria essa dica!
    Beijinhos,

    Galáxia dos Desejos

    ResponderExcluir
  23. Oii Ana, tudo bem ? Amei o blog e a resenha tbm, eu tenho esse livro na estante, mas até agora não surgiu a vontade de ler, acho que vou esperar lançar a continuação.
    -Beijos, Carol !
    http://entrehistoriasblog.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Obrigado pela sua visita!
Seu comentário é muito bem vindo!
Volte sempre !

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...