Resenha "As Perguntas" de Antônio Xerxenesky



Edição: 1
Editora: Companhia das Letras
ISBN: 8535929541
Ano: 2017
Páginas: 184


"Alina enxerga sombras e vultos desde criança. Doutoranda em história das religiões, especializada em tradições ocultistas e aferrada à racionalidade que tudo ilumina, ela se acostumou a considerar as aparições como simples vestígios de sonhos interrompidos. Certo dia, um telefonema da delegacia desarruma sua rotina de tédio programado. A polícia suspeita de que uma seita vem causando uma onda de surtos psicóticos em São Paulo. A única pista disponível é um símbolo geométrico desenhado por uma das vítimas. Intrigada e ansiosa para fugir da rotina, Alina decide investigar por conta própria um mistério que a fará questionar os limites entre razão e religião, cultura e crença. 
Em 'As perguntas', Antonio Xerxenesky costura o tédio da vida cotidiana com o desconforto do horror em um livro repleto de referências ao universo dos filmes, da música e do ocultismo."




A Saleta de Leitura recebeu o livro "As Perguntas" da Companhia das Letras e me aventurei em embarcar nessa história para poder compartilhar aqui com vocês. A sinopse me chamou atenção, pois indicava que seria uma história de suspense / thriller, afinal mais um para a minha coleção de leituras do gênero durante esse ano. Primeiramente posso dizer que esse meu contato inicial com o autor nacional Antônio Xerxenesky foi prazeroso. A história fluíu super bem e possuí uma escrita de forma fácil e agradável. Podemos ver diversas referências ao longo da leitura (filmes, música, ruas e bairros de São Paulo, entre outros). Falarei mais abaixo sobre as minhas impressões referente a esse livro. 

"As Perguntas" é dividido em duas partes: dia e noite. Durante o dia podemos conhecer a personagem principal, Alina, uma jovem de quase trinta anos que desde criança enxerga sombras e vultos, porém, a medida que ela foi crescendo encarou essa situação como se fosse algo fantasioso, criado por sua imaginação. Ela é de Curitiba, mas veio para São Paulo com o propósito de estudar e trabalhar. Conseguiu se formar e fazer doutorado em história das religiões, especializada no ocultismo. Alina tem um emprego tedioso de editora de vídeo e nota-se que ela não é feliz no que faz, pois estudou tanto e no final não estava trabalhando em algo que gostava só para poder pagar as contas. Tudo muda quando ela recebe um telefonema da delegacia. A delegada Carla contatou a menina para ver se ela poderia ajuda-la em um caso que estava acontecendo na cidade, pessoas de classe média, sem nenhum histórico de problemas psicológicos estavam desaparecidas e depois de alguns dias eram encontradas em estado total de insanidade, apenas desenhando um símbolo desconhecido. Aparentemente, a delegada achava que Alina poderia orienta-la, pois tudo indicava que esse caso estaria ligado com alguma seita religiosa. A jovem no início não soube exato o que seria, mas depois, viu nisso uma oportunidade de aplicar todo o seu conhecimento de anos estudando em algo maior, de atuar na área na qual dominava, fugindo da sua rotina do dia-a-dia. 

A protagonista acaba pesquisando sobre a seita por conta própria e tem a ajuda de seu amigo Fábio. A medida que a leitura caminhava, Alina estava cada vez mais envolvida em descobrir esse mistério, arriscando sua própria pele sem pensar muito nas consequências que poderia gerar. Podemos ver isso na parte da noite. Muitos acontecimentos surgem e a menina vai precisar enfrentar algo novo e desconhecido, além dos seus próprios medos para poder seguir adiante e obter respostas. 

Particularmente, gostei bastante de Alina. Ela é um personagem forte e bem real, faz coisas comuns e vive uma vida que muitas pessoas se identificam. Eu digo isso, pois assim como a jovem, hoje em dia é cada vez mais raro você se formar, se especializar e trabalhar no campo em que escolheu. Infelizmente acabamos optando pelo emprego que surgir, afinal precisamos nos ocupar, pagar as contas e sobreviver. Realização profissional está ficando de lado, já que há uma grande dificuldade de conseguir um trabalho, ainda mais na área pretendida. Todos gostariam de uma chance de mudar a sua própria história e de sair da rotina como foi o caso de Alina. Por isso admirei a coragem dela em se jogar sem olhar para trás, mesmo sabendo dos riscos a se correr. 

Um dos pontos altos do livro e que eu fiquei surpresa foi a forma como se dividiu, entre dia e noite. No dia a narrativa é em terceira pessoa e durante a noite o jogo muda e vamos para as perspectivas de Alina, ou seja, a narrativa vai para primeira pessoa. Nunca tinha lido um livro que tivesse essa inversão do jeito que foi. Achei genial e bem criativo, principalmente porque se adequou perfeitamente a história, já que a noite, vamos mergulhar no mistério que envolve a trama e ninguém melhor do que a protagonista para nos dizer o que ela está passando. 

O livro é fino, tem poucas páginas e você se envolve tanto com o desenrolar da história que consegue ler tranquilamente em um dia. O autor conseguiu estruturar muito bem cada passagem, nos encaminhando para o final que eu até então esperava ser conclusivo. Aí chegamos em um ponto no qual eu me decepcionei. Tudo estava tão bem traçado, eu estava tão apreensiva e o desfecho me fez cair de cara no chão. Quando terminou, eu tive que voltar umas páginas antes para poder entender e mesmo assim fiquei desorientada. Por um momento pensei que tivesse uma continuação e acredito que não terá. Só posso dizer, que o livro terminou em aberto, sem as devidas explicações necessárias. Talvez até tenha sido esse o propósito do autor de criar questionamentos (de acordo com o título do livro), mas confesso que não me agradou. 

Se você ficou interessado em ler "As Perguntas" já vai sabendo que é um livro bom com uma leitura instigante focada no suspense, porém não crie muitas expectativas em relação ao desfecho para não se decepcionar assim como eu.


Livro cedido para leitura pela Companhia das Letras

2 comentários

  1. Olá, tudo bem?

    Bom, gostei bastante da resenha bem explicada. Não conhecia o livro e nem o autor, mas a história é bem interessante!
    Te espero em meu blog! 💕
    Desvendando Segredos

    ResponderExcluir
  2. Oi Irene, tudo bem?
    Ainda não conhecia o livro, valeu pela dica
    Blog Entrelinhas

    ResponderExcluir

Obrigado pela sua visita!
Seu comentário é muito bem vindo!
Volte sempre !

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...