Resenha " Nossas Noites" de Kent Haruf

Editora: Companhia das letras
ISBN: 9788535928662
Ano: 2017
Páginas: 160

"Em Holt, no Colorado, Addie Moore faz uma visita inesperada a seu vizinho, Louis Waters. Viúvos e septuagenários, os dois lidam diariamente com noites solitárias em suas grandes casas vazias. Addie propõe a Louis que ele passe a fazer companhia a ela ao cair da tarde para ter alguém com quem conversar antes de dormir. Embora surpreso com a iniciativa, Louis aceita o convite. Os vizinhos, no entanto, estranham a movimentação da rua, e não demoram a surgir boatos maldosos pela cidade. Aos poucos, os dois percebem que manter essa relação peculiar talvez não seja tão simples quanto parecia. Neste aclamado romance, Kent Haruf retrata com ternura e delicadeza o envelhecimento, as segundas chances e a emoção de redescobrir os pequenos prazeres da vida que pode surpreender e ganhar um novo sentido mesmo quando parece ser tarde demais."

Nossas Noites foi o último trabalho publicado pelo autor Kent Haruf. Ele narra a história de Addie e Louis , viúvos e septuagenários, que moram em Holt, um  pequeno e tranquilo condado no Colorado. Eles são vizinhos e vivem uma solidão diária em suas casas imensas e vazias. Addie vai visitá-lo e o convida a lhe fazer companhia nos finais de tarde afim de conversarem "antes de dormir." Todas as noites Louis caminha até a casa de Addie e coloca seu pijama, escova os dentes e vai se juntar a ela na cama onde conversam até adormecerem.

Começam a se conhecer, a compartilharem suas vidas contando sobre suas perdas, conflitos, medos, seus fracassos, insatisfações descobrindo que ainda existe coisas boas para viverem. Addie mostra-se uma senhora meiga e corajosa que enfrentou uma grande perda que refletiu no seu casamento e no relacionamento com o filho.  Louis mesmo tendo sido perdoado carrega um sentimento de culpa por ter sido infiel em seu casamento, mas ele mostra-se um homem gentil e atencioso.  
"A verdade é que estou gostando. Gostando muito. Eu sentiria falta se não pudesse mais vir. E você?Estou adorando, disse ela. Está sendo melhor do que eu esperava. É uma espécie de mistério. Eu gosto da amizade que estamos criando. Gosto do tempo que passamos juntos. De ficar aqui no escuro da noite. Das conversas. De ouvir você respirar ao meu lado quando eu acordo."
Addie vai estar com seu neto Jamie por um tempo em sua casa, pois seu filho Gene está enfrentando problemas no casamento. Ela percebe que o neto é uma  criança que tem medos que são  reflexos dos problemas dos pais. Vai ser muito bonito de se ver como Louis vai interagir com o garoto o que só vem a fortalecer mais ainda os sentimentos entre este casal de viúvos. 

Apesar de toda essa harmonia  os vizinhos começam a perceber toda essa "movimentação do casal" surgindo comentários maldosos e gerando fofocas pela cidade. Além disso Gene vai começar a implicar com a mãe sobre seu relacionamento com Louis e ela para evitar criar conflitos que venham a magoar e afastá-la do seu neto resolve terminar.
"Nós tivemos bons momentos, disse Louis. Você fez uma diferença enorme na minha vida. Sou muito grato por isso. Obrigado."
Este é um romance sobre o envelhecimento, o reencontro com "os pequenos prazeres da vida" e o poder ter uma nova chance quando pensamos que já é tarde demais. 

Uma leitura curta, envolvente que mostra que não existe idade para se encontrar a felicidade e o amor. Sentir saudades do que se foi, poder contar histórias, recordar e falar de amor é um constante renovar.  Uma capa simples e bonita que transmite na luz das janelas a essência de sua história.

"Um futuro não necessariamente indolor, mas que não precisa ser solitário."


Livro recebido em cortesia pela Companhia das Letras

- Foto Netflix - 
Adaptação para Longa na Netflix

Este best-seller virou filme que estreiou na Netflix. "Jane Fonda e Robert Redford retomam a parceria após quase quatro décadas e vivem os dois vizinhos viúvos que resolvem passar a noite juntos mais pela companhia do que pelo sexo."




10 comentários

  1. Que romance mais encantador, são poucos os livros que trazem um assunto tão pouco escrito como esse.
    Tão gostoso quando mesmo uma curta leitura consegue nos de tocar de uma forma tão boa.
    Adorei a dica, não sabia que havia virado filme.

    beijos
    She is a Bookaholic

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E sim Nicole uma leitura encantadora e com um tema que pouco encontramos nos lançamentos atuais.
      Gostei muito e não tem como não indicar.
      Beijos

      Excluir
  2. Oi Irene! Parece um livro super nostálgico, que emociona, não conhecia, mas adorei a premissa e curti saber que tem adaptação. Quero conferir.

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom Mi que gostou e tenho certeza que vai curtir essa história.
      Beijinhos

      Excluir
  3. Oi
    parece ser um livro bom, mostra que existe amor em qualquer idade, ao ler a resenha ate lembrei do casal de idosos, mas nem tanto assim, na praça que fica em frente de casa. Pela capa achei que fosse algo de suspense.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Denise!
      Eu também pensei quando recebi, mas foi uma leitura gostosa e encantadora conviver com esse casal muito fofo.
      Beijinhos

      Excluir
  4. Não gosto muito de livros nesse genero, mas é sempre bom dar uma chance pra generos diferentes, ainda mais com uma premissa dessas <3
    http://b-uscandosonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kézia!
      Concordo com você que é bom dar uma chance para novos gêneros. Isso acaba nos surpreendendo com tantas novidades e criatividade que vem surgindo neste mundo literário.
      Bjs

      Excluir
  5. Gosto de histórias assim com cara de reflexivas. Fiquei com vontade de ler e ver o filme.

    Jaci
    Uma Pandora e Sua Caixa

    ResponderExcluir
  6. Esse livro já me havia sido recomendado por uma amiga mas ainda não li. Parece ser muito emocionante... Não sabia que tinha filme na Netflix. Vou assistir.
    bjs

    Amor por Livros

    ResponderExcluir

Obrigado pela sua visita!
Seu comentário é muito bem vindo!
Volte sempre !

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...