Resenha "Cuco " de Julia Crouch


Edição: 1
Editora: Novo Conceito
ISBN: 9788581630229
Ano: 2012
Páginas: 464

"Polly é a mais antiga amiga de Rose. Então quando ela liga para dar a notícia da morte de seu marido, Rose não pensa duas vezes ao convidá-la para ficar em sua casa. Ela faria qualquer coisa pela amiga: sempre foi assim.Polly sempre foi singular - uma das qualidades que Rose mais admirava nela - e, desde o momento em que ela e seus dois filhos chegaram na porta de Rose, fica óbvio que ela não é uma típica viúva. Mas quanto mais Polly fica em casa, mais Rose se pergunta o quanto a conhece. Não consegue parar de pensar, também, se sua presença tem algo a ver com o fato de Rose estar perdendo o controle de sua família e sua casa.  Enquanto o mundo de Rose é meticulosamente destruído, uma coisa fica clara: tirar Polly da casa está cada vez mais difícil."



Bom, vamos começar com os pontos positivos deste livro: A premissa é incrível e me deixou esperando por um suspense psicológico que despertaria em mim os mais diversos sentimentos no decorrer da leitura. A narrativa em muitos momentos é também interessante e te absorve na história. E, por fim, este livro é predominantemente voltado para o psicológico dos personagens, o que eu normalmente aprecio em qualquer enredo.

No entanto, ainda que tivesse tudo para me agradar de cara, a autora infelizmente fez um péssimo trabalho em atender às minhas expectativas. Um suspense que promete envolver traços de psicopatia, e personagens profundos e envolventes, mas que no fim traz em si um "grande mistério" não tão grande ou misterioso assim, e personagens que não conseguem ganhar sua empatia ou ao menos sua simpatia em momento algum, ainda que tenham sido bem construídos. 



Em Polly, no entanto, eu tenho meu porto seguro. Uma personagem interessante e misteriosa que te faz querer saber mais sobre ela, ainda que a autora infelizmente se prenda durante todo o decorrer do livro a pintá-la sob a pior luz possível, repetindo de novo e de novo como ela é bêbada, drogada, desestabilizada (etc), como que numa tentativa desesperada de mostrar ao leitor que ele não deve se envolver com ela, e ao invés disso se simpatizar por Rose, que infelizmente mostrou-se relativamente incapaz de cativar.

Um livro que dedica-se quase que excessivamente a descrever coisas que mostram-se inúteis para história e que acabam por tornar uma narrativa extremamente agradável em algo arrastado e incômodo. E em certos momentos, até mesmo incoerente.

Consegue ser um suspense interessante e envolvente? Sim. Ele te deixa em diversos momentos sentado na ponta da cadeira se perguntando o que acontecerá a seguir.  Mas talvez coubesse em um número muito menor de páginas se a autora focasse no mistério principal, e soubesse desenvolver melhor sua ideia tão promissora, dando a ela uma finalização um pouco melhor do que aquela que recebemos.

Eu penso que esse seja aquele tipo de livro que você precisa ler para analisar de verdade. Afinal, ainda que não tenha me agradado imensamente, ele possui seus méritos, e em certos momentos te desperta e te envolve, apenas para te perder na página seguinte, no entanto. Por isso, eu dou 3 estrelas de 5.




Livro cedido em parceria pela editora Novo Conceito


5 comentários

  1. Oi, Ana! Oi, Irene!
    Eu ganhei esse livro numa promoção, mas acabei passando pra frente.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe do Sorteio de Férias: cinco livros, um ganhador!

    ResponderExcluir
  2. Este livro estava a tanto tempo na minha estante que este ano resolvi ler....E fui pega de surpresa pela historia e queria saber o que iria acontecer, em alguns momentos sentia raiva dos personagens ( nunca li em um livro pessoas que bebessem tanto...), mas a trama central tinha um enredo interessante,mas esta descrição muito detalhosa acabou atrapalhando um pouco.Confesso que quando cheguei al final do livro achei que tinha páginas faltando hahahaha, mas mesmo assim me surpreendi com o desfecho. Parabéns pela resenha!Beijo♥

    ResponderExcluir
  3. Gente, eu tinha boas expectativas com esse livro! A sinopse dele é instigante, mas minhas expectativas foram totalmente redimensionadas. Adorei a sua franqueza na resenha.

    http://elfpandora.blogspot.com.br/2017/07/a-mitologia-nordica-do-neil-gaiman.html

    ResponderExcluir
  4. Olá, Ana.
    Eu li esse livro faz tempo já e gostei bem mais do que você. Eu gostei bastante do suspense e ficava me roendo de raiva das duas, uma pelas maldades e a outra por ser tão cega hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  5. Oi Ana! Nunca tive muito interesse por esse livro e pela sua resenha ele realmente não é lá grandes coisas. Beijos

    ResponderExcluir

Obrigado pela sua visita!
Seu comentário é muito bem vindo!
Volte sempre !

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...