Resenha "Esta é uma história de amor" de Jessica Thompson

Edição: 1
Editora: Novo Conceito
ISBN: 9788581634128
Ano: 2014
Páginas: 400
Skoob 

"Um rapaz conhece uma menina e a menina se apaixona pelo rapaz – até aí, nenhuma novidade.Mas, com Sienna e Nick, as coisas não acontecem do jeito que costumam acontecer nas histórias de amor. Tudo bem que ela o achou superparecido com o Jake Gyllenhaal, seu ator preferido. E ele teve o maior frio na barriga quando viu aqueles lindos olhos azuis-escuros no metrô. Nada disso importa quando a gente está fechado para balanço.Ela é frágil... Tem tantos segredos. E ele não está a fim de nada sério.Engraçada e ao mesmo tempo triste, esta é a história de duas pessoas destinadas a não ficarem juntas... mesmo sendo a coisa que elas mais querem no mundo."


"Esta é uma história de amor... mas nem toda história de amor é igual", uma verdade com certeza, mas não uma que se encaixe no conteúdo do livro. Mesmo que eu não tenha lido tantos romances assim, posso dizer que o que encontrei nos outros, encontrei nesse. Fiquei até a última página procurando a tão falada inovação. E não a encontrei.
  
Não me entenda mal, não quero passar uma imagem de quem odiou o livro. Pelo contrário, acabei me surpreendendo com certas partes. Porém, esse é o problema: Apenas certas partes. Este é um daqueles que tem momentos muito bons mesmo (Em especial quando trata de sentimentos e relações entre os personagens), e outros ruins.
  
A narrativa é boa e rápida, e os personagens, ainda que superficiais, conseguem por vezes atrair sua simpatia (alguns deles). No entanto, o livro mostrou-se problemático ao promover ideologias associadas às barreiras entre os gêneros, friend zone, "ela é bonita porque não sabe que é", ou "elas só gostam dos caras maus". Ideias essas que ainda que sejam reproduzidas até hoje, já começam a mostrar-se falhas.

Friend zone não existe, o que existe é: O fato de eu gostar de você não significa que você é obrigado/a a estar em um relacionamento comigo.
Não existe "Elas só gostam dos caras maus", existe: todos os seres humanos possuem suas preferências, seus "tipos", e acontece de o das mulheres que você conhece serem aqueles caras que você julga como "maus", talvez apenas por não serem você. Você não pode ser "o cara legal" por querer alguma coisa em troca. O fato de você a ouvir enquanto ela desabafa, ou de dar presentes a ela, ou sempre dizer palavras gentis, não são coisas que a obrigam a se relacionar com você. Se você está sendo gentil apenas por querer que ela te beije, então me desculpe, mas você está longe de ser "o cara legal".
"Ela é bonita porque não sabe que é" incita a baixa autoestima, ao colocar o ato de se amar como algo ruim, quando na verdade é extremamente positivo, e raro na nossa sociedade atual, talvez até, em partes, por dizeres problemáticos como esse.

Sem falar, por fim, que personagens aqui não possuem personalidade, eles possuem características que parecem ser copiadas e coladas de um daqueles artigos extremamente estereotipados sobre "As diferenças entre homens e mulheres". Em especial os caras, que definitivamente surgiram de uma superficial pesquisa da autora no Google sobre "O que eles pensam quando elas não estão por perto". Nick é tão vazio e estereotipado que dói em grande parte do tempo, e eu simplesmente não consegui me apegar a ele.
   
Quando eu digo essas coisas, eu sei que parece que eu odiei o livro. Mas a verdade é que ele tem seus méritos. Consegue ser cômico em certos momentos, e suas situações tão cotidianas acabam trazendo ao leitor uma certa sensação de identificação com os personagens e suas vidas, o que como eu disse anteriormente, te ajuda a se simpatizar com alguns deles.

Outro mérito do livro - eu diria o maior, na verdade - é que ainda que superficial à primeira vista, em momentos sérios e mais emocionais, a autora de alguma forma consegue retratar personagens que vão de bidimensionais para multidimensionais de uma vez, e ela realmente te faz sentir o que eles sentem, se compadecendo por eles e desejando que eles fossem sempre assim: verdadeiros. Pessoas, não falsos padrões.

Por fim, minha avaliação do livro, ainda que abaixada pelas várias críticas que eu já expressei aqui, acabou por aumentar devido à ótima habilidade que a autora demonstrou em descrever emoções. E é por isso: Pela escrita, e pelo potencial (Não tão bem utilizado) que a autora mostrou, que eu vou dar 4 de 5 estrelas para esse livro.


Livro cedido em parceria pela Novo Conceito
(2014)


5 comentários

  1. Oi, Ana!
    Que pena que a autora não soube aproveitar bem o plot, mas pelo menos não foi de todo ruim, visto sua nota.
    Salvei essa dica aqui porque esse livro tem super cara de cura ressaca.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Sorteio Dois Anos de Família Hallinson

    ResponderExcluir
  2. Oi Ana, sua linda, tudo bem?
    Que pena, pela capa parecia ser um livro fofo e bem leve de romance, o que seria bem do meu jeitinho. Pelo menos a autora conseguiu te emocionar e a leitura acabou sendo proveitosa no geral. Gostei muito da sinceridade da sua resenha, que ficou ótima!!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Ana! Que pena que o livro não foi uma leitura tão empolgante, eu tenho ele aqui e pretendo conferir em breve.

    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  4. Oi Ana, tudo bem? Eu acho que entendo seu sentimento, ás vezes a gente gosta do livro, mas os rótulos que apresentam atrapalham, infelizmente. De todas a formas talvez eu confira.

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  5. Oi Ana! Não é um livro que eu gostaria de ler, mesmo antes de ler sua resenha, depois então...rsrsrs... Pelo o que percebi é uma temática bem usada já, sem inovações, e cheio de superficialidades. Me lembra um pouco aqueles filmes teens que passa na sessão da tarde rsrsrs... Talvez, pela forma como vc expressou referente a autora, sua escrita e a forma que descreve emoções, era bom ela investir em temas mais adultos. Sua resenha está muito boa e bem criteriosa! Deu para detectar todos os pontos altos e baixos da obra! Beijos

    ResponderExcluir

Obrigado pela sua visita!
Seu comentário é muito bem vindo!
Volte sempre !

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...