Resenha "Heróis da Internet" de Italo Matheus e Renan Carvalho


Atual e de leitura rápida, Heróis da Internet, escrito por Italo Matheus e Renan Carvalho, com ilustrações de Nanuka Andrade, foi lançado pela Novo Conceito com o selo Novas Páginas e é composto de 191 páginas que contam a história de Italo, um jovem que vive em um futuro que, ainda que extremamente tecnológico e "futurístico", parece estranhamente real e possível se visualizarmos a sociedade em que vivemos atualmente.

Edição: 1
Editora: Novas Páginas
ISBN: 9788581634760
Ano: 2016
Páginas: 192




Uma narrativa repleta de termos tecnológicos, mas extremamente acessível e simplificada para aqueles que não entendem muito do assunto, perfeita para o público mais jovem, e ainda assim de interesse para o pessoal um pouco mais velho.
Em uma sociedade onde as pessoas - especialmente os jovens - vivem mais no mundo criado pela realidade virtual que em seu mundo físico, uma preocupação surge em meio a renomados cientistas, que na tentativa de minimizar isso, ou ao menos de tornar o mundo virtual um pouco menos idealizado, e um pouco mais próximo da realidade, criam um programa de nome "Patrono", que teria como finalidade analisar a vida de cada um dos jovens que dedicavam seus dias para recriar suas vidas e até a si mesmos da maneira que bem entendem por meio da avançada tecnologia a que têm acesso, o que, muitas vezes, promovia resultados extremamente distante de suas realidades. E ajudá-los a tornar essa distância um pouco menos extrema.

Mas é claro que as coisas não iriam exatamente como o planejado, e o projeto que de início foi de grande agrado à imprensa, acaba por sair do controle e se tornar um risco para toda a humanidade.
Saiba mais aqui


Cabe agora a um não muito usual grupo de cinco pré-adolescentes a missão de impedir que o mundo como o conhecemos seja consumido pela ameaça de Patrono.

A leitura foi extremamente veloz e eu terminei o livro em apenas um dia. A narrativa simples e o enredo que ainda que complexo se resolve de maneira relativamente rápida acabaram contribuindo para esse fato.
Personagens interessantes, porém que seriam ainda melhores com um pouco mais de profundidade. É claro, porém, que é preciso avaliar o público ao qual esse livro é destinado, e seu pequeno número de páginas.

Apesar de tentar ser inclusivo, e de certa forma ter sucesso, o livro ainda acabou caindo no clichê do personagem principal extremamente padrão com sua pele branca e seus cabelos louros, seu corpo magro, e sua falta de debilitações - sejam elas físicas ou mentais - e acabou por jogar todas as debilitações e as características de grupos oprimidos nos coadjuvantes. Mas esse não é o único clichê na construção dos personagens que me deixou um pouco incomodada: Nós ainda temos personagens vistos e revistos e que não oferecem nada de muito novo.
Porém, no fim, "Heróis da Internet" fornece uma distração interessante e leve, que eu penso que mereça suas 3 estrelas de 5.


Livro cedido em parceria pela editora Novo Conceito


3 comentários

  1. Oi Ana! Estou com o livro na estante para ler, adorei saber mais sobre o enredo. Agora já sei o que esperar rs.
    Beijos
    http://lua-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Ana, tudo bem? Tenho lido muitas coisas positivas do Renan Carvalho e tenho curiosidade em conferir a narrativa dele. Parece ser aqueles livros leves e gostos de ler!

    BJs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir

Obrigado pela sua visita!
Seu comentário é muito bem vindo!
Volte sempre !

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...