[Cine Saleta] Resenha Filme "The Fundamentals of Caring"

Olá! Já faz algum tempo que eu não faço uma resenha de algum filme aqui no Saleta. Esses dias, no entanto, eu estava fuçando na Netflix, e acabei ficando curiosa quanto a esse filme: The Fundamentals of Caring (Amizades Improváveis, no Brasil e em Portugal), o mais recente original da Netflix, que foi muito anunciado por eles por algum tempo, e que semana passada finalmente chamou minha atenção.

Acompanhamos a vida de um homem deprimido e perdido na vida, Ben (Paul Rudd), que se recusa a aceitar o seu divórcio, e que está desempregado após uma grande tragédia em sua vida pessoal, que no início do filme ainda nos é um mistério. 

Em busca de um novo trabalho, Ben realiza um curso para cuidadores, e em seu primeiro emprego, ele dá de cara com uma família que acaba de se mudar para os Estados Unidos, e que é formada por uma mãe solteira extremamente ocupada, e Trevor (Craig Roberts), que possui Distrofia Muscular de Duchenne (DMD), uma doença que debilita os movimentos, prendendo o garoto em uma cadeira de rodas; e que reduz a estatística de vida para ao redor dos 30 anos. 

O menino sempre viveu sua vida em uma rotina rígida, estabelecida por ele mesmo. Segundo essa rotina, Trevor passa a maior parte dos seus dias na frente da televisão, saindo por uma hora para o parque em um dia da semana apenas. 



Trevor é um personagem incrível, ainda que insuportável. Possui um humor um tanto quanto sarcástico, e por vezes até mesmo sádico, e sua maneira de lidar com as pessoas é geralmente rude, e ele pouco se importa com o que elas pensam dele, afinal, todos parecem vê-lo como um retardado inferior devido à sua doença, de qualquer forma. 

  
Ben e Trevor, no entanto, começam a desenvolver uma amizade meio estranha e instável, que leva o homem a querer fazer algo pelo jovem que parece estar desperdiçando sua vida, que já não é lá muito longa de qualquer forma.

O cuidador consegue convencer a mãe de Trevor a deixá-los partir em uma viajem para conhecer o maior poço do mundo. Apenas um dos vários integrantes de uma lista do garoto sobre todos os "maiores alguma coisa" do mundo. O jovem fazia essa lista simplesmente por fazer, nunca realmente acreditando que iria algum dia para qualquer um desses lugares, e por isso, quando Ben sugere aquela viajem, Trevor se mostra extremamente relutante em abandonar a rotina e a segurança de sua casa. No meio do caminho, os dois conhecem Dot (Selena Gomez), uma garota bonita e segura de si, que está fugindo para começar uma nova vida, e acaba aceitando uma carona dos dois. 
Logo o garoto se apaixona por Dot, e ela se torna a única pessoa que ele não consegue tratar com sarcasmo e indiferença.

Os dois mantêm um romance puro e simples, que é acima de tudo uma amizade que os dois sabem que não durará muito mais que aquela viajem, e portanto, que eles querem aproveitar o máximo que podem. 

Há ainda mais uma integrante da viajem: Uma mulher grávida, cujo carro havia pifado no meio da estrada, durante uma viajem que ela fazia sozinha, já que seu marido se encontra no Afeganistão.

Os quatro viajantes, apesar de completamente diferentes entre si, cultivam uma união causada por sua única semelhança: Os problemas e as emoções negativas que cultivam dentro de si. 


The Fundamentals of Caring é um filme muito simples e curto (Com apenas 1h 37m), e não possui um grande enredo, com grandes plot twists, e coisa e tal. E foi exatamente por isso que eu me apaixonei por ele: Sua simplicidade emocionante, e seu drama que é abafado pela comédia, que passa longe de ser jogada na cara, e que faz rir com piadas sutis que aliviam um pouco o peso de tudo o que os personagens passam em suas vidas. 

Um filme que foca no desenvolvimento dos personagens acima de tudo, e que tem aquele tipo de enredo que deixa claro que tudo se resolverá no fim, de um jeito ou de outro.

Eu dou 5 estrelas para The Fundamentals of Caring, e acho que é o tipo de coisa que qualquer um pode assistir. Um filme pra família, e ao mesmo tempo para uma reunião de amigos. 



Um comentário

  1. Oi Irene, tudo bem?
    Eu gostei muito da sua resenha, gostei do que contou sobre o filme e já coloquei na lista dos que quero assistir em breve.
    Vlw pela dica amiga.
    Bjus
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir

Obrigado pela sua visita!
Seu comentário é muito bem vindo!
Volte sempre !

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...