Resenha "As três Faces da Moeda " - Contos adaptados por Heloisa Prieto


Edição: 1 Capa Dura
Editora: Edelbra
ISBN: 9788566470581
Ano: 2014
Páginas: 64




Sinopse:
Quantas faces tem uma moeda?
Se você pensa que são apenas duas, cara ou coroa, engana-se! Ao ler estes contos maravilhosos, perceberá que toda a moeda tem uma face secreta.
E que cara é essa que se esconde entre cara e coroa?
Diante da fortuna, como você se comportaria? Desejaria cada vez mais moedas? Ou abriria mão da riqueza?
Qual das faces desses contos moedeiros cada leitor escolherá?
Será possível escolher?



As Três faces da moeda nos trás três contos "maravilhosos escritos por Akutagawa e Andrew Lang" e adaptados pela escritora  Heloisa Prieto  com ilustrações de Janaina Tokitaka.

Então vamos conhecer um pouco sobre esses contos e saber qual das faces desses contos o leitor terá a possibilidade de escolher? 


MAGIA
Na região de Omori morava em uma pequena  casa Matiram Misra, um jovem mago que estudou os segredos de Hassan Khan. Em uma noite que chovia muito ele recebeu a visita de um rapaz que o conhecera através de um amigo. Este tinha escrito uma carta pedindo que mostrasse um pouco da magia que nunca estivera presente para ver.
Foi muito bem recebido por Misra e ficou admirado com a Magia que presenciara. 
"Magia de Hassan Khan é tão simples, que até você mesmo poderia praticá-la se quisesse."
E assim o rapaz ficou ansioso para aprender, mas só que Misra disse seriamente que a pessoa não poderia ser gananciosa.
Será que ele conseguiu deixar a ganância de lado e aprender a magia ? 


A CHALEIRA MÁGICA
No alto das montanhas do Japão morava um velhinho que tinha muito orgulho de sua casa e cuidava com muito carinho e estava sempre admirando as suas "paredes recobertas de papéis", o perfume das flores e a beleza das árvores."

Um dia ele escutou um ruído  no quarto e foi quando avistou uma velha chaleira enferrujada que não era usada há muito tempo. Sem saber como tinha surgido a chaleira e verificando que não tinha furos ele ficou feliz. Uma chaleira nova custava caro e a dele estava precisando de uma reserva , pois já estava bem velha e a água vazava do fundo.

Então ele a substituiu pela velha enchendo de água e colocando no fogo. Só que quando a água ferveu na chaleira algo muito estranho aconteceu.
"Primeiro a alça da chaleira mudou de forma e se transformou numa cabeça, o bico virou uma cauda, e o corpo ganhou quatro patas. Num minuto , o senhor percebeu que não estava diante de uma chaleira, mas sim de um texugo."

O bicho começou a correr pela casa toda cheio de alegria e o velhinho ficou preocupado dele desarrumar a sua casinha que ele mantinha "impecável". Foi quando resolveu vendê-lo a um negociante chamado Jimmu.

Quando foi mostrar o bichinho que tinha colocado em um baú de madeira ele não estava mais lá e o que encontrou foi a chaleira velha. Chegou a procurar o animal, mas Jimmu ficou interessado pela própria chaleira e ele a vendeu.

E na casa do comerciante o mesmo aconteceu com a chaleira e assustado com tudo isso ele voltou ao vizinho e este comentou que ouvira falar de uma chaleira mágica quando menino. Aconselhou a ele viajar,mostrar a chaleira para todos,ensinar o texugo a obedecê-lo e que lhe desse um treinamento mágico. Que fazendo isso ele ficaria rico.

Será que o comerciante ficou rico? E estando rico terá se lembrado do velhinho que vivia uma vida simples e fora quem lhe dera, não só a chaleira, como a ideia de correr o mundo mostrando toda essa mágica? Como você agiria diante da fortuna?


OS CÃES E A FLAUTA 
Nesse conto vamos conhecer um jovem camponês chamado Kaminagahiko que vivia na região de Yamato  há muitos anos.
"Ele tinha o rosto suave de uma garota e recebeu esse nome por ter o cabelo lindo e comprido."

Ele tocava flauta muito bem e costumava subir a montanha e lá "compunha as mais belas melodias". Ele brincava e se divertia com sua música que contagiava com sua flauta até os animais,os pássaros, as árvores, os arbustos e as flores.

Um dia estava sentado no tronco de uma árvore quando um gigante perneta surgiu. Ele elogiou o jovem por tocar flauta tão bem e disse que desde que começou a ouvi-lo tocar que se encantou e queria recompensá-lo. 
"Diga o que mais deseja ter que lhe darei."

O jovem camponês pediu um cãozinho dizendo que gostava de cachorro. O gigante  riu pela simplicidade do pedido e já que tudo que ele queria era um cachorro mostrava que não era um jovem ganancioso. E assim ele lhe deu um cachorro diferente de todos os outros. Deu um cãozinho branco chamado Sniff. "Ele pode farejar qualquer coisa, mesmo aquilo que fica bem longe."

Kaminagahiko ficou muito feliz e ficaria mais ainda, pois acabou recebendo mais duas visitas dos irmãos do gigante perneta.

Uma foi o gigante de com apenas um braço que fez o mesmo que o irmão e o jovem pediu mais um cachorrinho. Era uma cão voador chamado Avoado."Ele pode percorrer os ares com muita velocidade."

A última visita foi do gigante de um olho só , o irmão caçula, que lhe concedeu o que pedira que fora mais um cachorrinho. Dessa vez foi uma cachorrinha malvada, com dentes saltados para fora chama Mordida. "Ela pode matar com apenas uma mordida."

Avisaram que os cachorros sempre o acompanhariam desde que ele tocasse sua flauta e que caso contrário eles não iriam.

Depois de alguns dias Kaminagahiko estava com seus três cães e tocando sua flauta quando viu dois jovens samurais armados de arcos e flechas. Ficou sabendo  que as duas filhas do grande lorde Asuka foram raptadas por demônios e que ninguém sabia de seu paradeiro. Havia uma recompensa para quem as encontrasse. Os samurais seguiram em frente não dando muita atenção para ele.

Kaminagahiko sabendo dessa notícia acariciou Sniff e pediu que farejasse o ar em busca do paradeiro das princesas. Depois que Sniff descobriu o paradeiro de uma das princesas ele saiu voando no Avoado com os outros dois cães (branco e malhado) nos braços. 

Ele teria que enfrentar o Comedor de Moluscos para salvar a princesa Komahime. Para salvar a sua irmã teriam que enfrentar a Aranha da Terra que era maliciosa e muito esperta. 

"Mas logo ele ouviu uma voz soprando ao vento que dizia :
-Kaminagahiko! Sou a princesa mais velha!
E outra voz doce que sussurrava:
-Sou a Princesa caçula!"

Será que o jovem camponês e seus três cães conseguirão salvá-las?  E os samurais para onde que foram? Será que eles se encontram?  Será que as princesas são encontradas e salvas?  Caso sim quem as terá salvo e ganho a recompensa?  Nesse conto qual será a face secreta dessa moeda?


ILUSTRAÇÕES DE JANAINA TOKITAKA

O jovem mago Misra

A chaleira mágica e o bichinho texugo 
O jovem camponês com sua flauta e os três cães 

Cada conto traz um ensinamento de vida e nos leva a refletir sobre a ganância, a honestidade, a sinceridade , a inveja, o ciúme , a raiva mostrando o valor da gratidão, da amizade e do amor.

A Edelbra Editora nos brindou com um livro contendo um linda capa sem contar a qualidade na diagramação , acabamento, papel , fonte agregado as belíssimas ilustrações que complementam o prazer dessa agradável leitura.


Livro cedido pela Edelbra Editora                                                                   Leitura Outubro Rosa


Irene Moreira Amante da comunicação, da arte de ensinar precisa transbordar seus sentimentos, conhecer pessoas, passear por lugares diferentes. Uma forma que a completa é ler e  escrever interagindo com esse mundo virtual. Aprecia uma boa leitura, mas é apaixonada por romances e suspenses.  e-mail  #   facebook   #  twitter  #  skoob

Um comentário

  1. Que capa linda e ilustracoes maravilhosas os contos parecem muito bons e fiquei curiosa pra saber oque acontece

    http://estilodenerd42.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Obrigado pela sua visita!
Seu comentário é muito bem vindo!
Volte sempre !

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...