Resenha do livro " Duas vezes na floresta escura" de Caio Riter


Edição: 1
Editora: Gaivota
ISBN: 9788578481353
Ano: 2014
Páginas: 164


Sinopse
Susana se sentia sozinha naquela cidade em que pouco havia para se fazer. Susana queria que a mãe retornasse, queria poder voltar para seu quarto, para sua escola, para sua amiga Clara. No entanto, sabia que isso ainda iria demorar. Todavia, aquela vida que, num primeiro momento, lhe pareceu insuportável, sofrida, foi se modificando.
A garota conheceu a Bethânia, o Caetano, a Nicole.
Conheceu também o César, um garoto estranho, que adorava espionar os outros. Até que uma tragédia se abateu sobre aquela cidade tão pacífica. E Susana e seus novos amigos estavam bem próximos dela.
Deles, dependia a solução de um bárbaro crime.




Fui levada a ler Duas vezes na floresta escura por abordar um tema sobre o comportamento dos adolescentes em face às mudanças geradas por suas famílias, a relação pais e filhos, o relacionamento na escola, o fazer novos amigos, a saudade dos amigos e familiares distantes. Vamos presenciar momentos de solidão, inseguranças, tristezas vividas por uma adolescente tentando se adaptar as novas situações. O autor Caio Riter soube construir uma história “unindo a essência das questões que atormentam a adolescente ao sempre obscuro universo policial.”


Susana é uma jovem adolescente que sente a falta da mãe, Heloísa, que foi fazer doutorado no exterior por três anos.”Foi estudar “ a recepção da obra do escritor Machado de Assis no exterior.” Seu  pai, Tobias, fica feliz só de ver a felicidade da esposa, mesmo que para isso tenha que suportar a dor da separação.  Para completar ele aceita a transferência de agência bancária o que para Susana ir morar em uma cidadezinha do interior era como não ter “ mais ninguém com quem contar” a não ser com seu pai mesmo. Ia sentir falta de sua avó, de seus amigos da escola e de Clara, sua melhor amiga.

Foi morar em uma casa alugada e toda mobiliada. Só que a cidade era muito pacata além de não ter internet , acesso a celular e o telefone ia demorar a ser instalado. Marta é a senhora que cuida da casa enquanto  papai está trabalhando. Susana se sentiu muito só sem poder falar com sua mãe e com sua amiga Clara e o pior era ter que enfrentar um “novo colégio, novos professores, novos colegas.”  Na cidade todos andavam de bicicleta e como Susana não sabia andar ia a pé.
“Lá no final da rua, a floresta densa, escura, que me mete medo e, ao mesmo tempo, me convida a desvendá-la.”

Como não foi a aula no primeiro dia recebe a visita de um menino estranho, César, fazendo perguntas por que não foi à aula, etc. Menino estranho e depois através de novos colegas da escola, Bethânia e Caetano, fica sabendo que ele gosta da Nicole que não quer nada com ele. Ela é a bonitinha da escola e costuma estar junto com um rapaz chamado de Mau. César está sempre de olho nela e observando tudo que  costuma anotar em sua caderneta. Chegou até a brigar com o Mau mordendo a orelha dele. Esse menino além de bravo sabe de muita coisa e o que será?

Susana vai se adaptando a nova escola, faz amizade com a Bethânia que começa a falar sobre sua vida. Ela tem dois irmãos: Caetano e Nara (caçula) e são criados pelo avô, pois seus pais resolveram ir passear pelo mundo. Pode uma coisa dessas? Pois é nesse mundo tem de tudo e os pequeninos tem que saber conviver com isso e tentar superar os traumas.

Nossa história é dividida em duas partes. O que contei acima é a  primeira que foi narrada por Susana. A segunda parte, narrada em terceira pessoa, começa com a chegada de Clara que veio passar uns dias com sua amiga Susana. As duas estão  eufóricas e não param de colocar o papo em dia. Surgem vários acontecimentos como a volta da mãe dos irmãos Bethânia, Caetano e Nara que não foi bem aceita por Caetano. Imagino que para um jovem adolescente e muito difícil entender isso tudo, mas nada melhor que dá tempo ao tempo. E o pior é um assassinato que ocorre dentro da floresta escura que vai abalar a todos na cidade. E nossos heróis - Susana, Clara, Bethânia e Caetano - acabam se envolvendo e tentando investigar o crime. Um trabalho que pertence à polícia… Quem foi que morreu e quem é o assassino? Isso eu deixo para vocês leitores descobrirem.




É uma leitura que prende o leitor e muito bem escrita pelo autor. Não posso deixar de citar sobre a citação das obras de Machado de Assis que foram colocadas no rodapé, pois a filha queria conhecer de perto o amor que a mãe tinha por ele. Observamos como ela vai se apaixonando também a cada obra que lê adicionando seus comentários. Caio Riter conseguiu escrever uma belíssima história mostrando uma forma de também incentivar o hábito da leitura pelos jovens. Uma leitura que recomendo para todas as faixas etárias.

As ilustrações do livro como toda a parte de diagramação, acabamento são excelentes e de uma qualidade que é padrão nas obras da editora. Parabéns !!! 




A Biruta e a Gaivota estão à caminho de Bolonha, mais uma vez! Sete livros do seu catálogo (quatro da Biruta e três da Gaivota) foram selecionados para compor o Catálogo FNLIJ para a Feira de Bolonha desse ano e Duas Vezes na floresta escura é um deles.



Livro cedido pela nossa parceira Editora Gaivota 


Irene Moreira Amante da comunicação, da arte de ensinar precisa transbordar seus sentimentos, conhecer pessoas, passear por lugares diferentes. Uma forma que a completa é ler e  escrever interagindo com esse mundo virtual. Aprecia uma boa leitura, mas é apaixonada por romances e suspenses.  e-mail  #   facebook   #  twitter  #  skoob

2 comentários

  1. Oi Irene,
    que livro incrível! não conhecia ainda *-*
    adoro esses tipos de tramas com histórias que se cruzam. fiquei curiosa :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rayme,
      Gosto muito também de livros com esses tamas. A leitura deste livro foi gostosa e tenho certeza que você vais gostar.
      Obrigado pelo seu comentário e visita.
      Beijos

      Excluir

Obrigado pela sua visita!
Seu comentário é muito bem vindo!
Volte sempre !

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...