Resenha do livro " Tudo que um geek deve saber " de Ethan Gilsdorf


Edição: 1
Editora: Novas Ideias
ISBN: 9788581635538
Ano: 2015
Páginas: 432



Tudo que um geek deve saber - O que significa ser um geek?
Por intermédio das suas reflexões e da viagem que decidiu fazer, Ethan Gilsdorf conta não somente a sua história, mas a da cultura pop. Jogador, na adolescência, de Dungeons & Dragons e fã de J. R. R. Tolkien, ele pegou a estrada para ir ao encontro de sua família . Nesse incrível tour, o autor viaja para a cidade natal do criador de D&D, Gary Gygax, veste uma fantasia para participar de um RPG e usa trajes medievais para encenar uma guerra em um encontro de nerds.
Ao longo de sua jornada, Ethan ainda visita as obras do castelo francês Guédelon, uma incrível fortaleza medieval que está sendo construída hoje com os mesmos recursos utilizados no passado, e viaja para a Nova Zelândia, onde conhece as locações das filmagens de O Senhor dos Anéis. Acompanhe Ethan Gilsdorf nesta jornada sem precedentes, que traz para a realidade a paixão pela fantasia e pelos jogos.



UMA INCRÍVEL JORNADA ÉPICA ENTRE RPG, 
JOGOS ONLINE E REINOS IMAGINÁRIOS

Tem livros que você lê em que a identificação é tão grande que às vezes você acha que até sua análise vai ficar comprometida. Como o autor, eu sou um nerd/geek, joguei RPG regularmente (D&D e fantasia medieval principalmente), sou fã de histórias em quadrinhos, mangás, animes, etc. Só não sou de me fantasiar (fazer cosplay), não tenho nada contra só não é minha praia e estou na mesma faixa de idade dele. Então deixando para trás o lado fanboy, vamos a análise do livro.

Em seu famoso livro: O Herói de Mil Faces, Joseph Campbell estabelece os 12 passos da jornada do herói, que coloco aqui em forma resumida: 1) Mundo Comum - O mundo normal do herói antes da história começar. 2) O Chamado da Aventura - Um problema se apresenta ao herói: um desafio ou a aventura. 3) Reticência do Herói ou Recusa do Chamado - O herói recusa ou demora a aceitar o desafio ou aventura, geralmente porque tem medo. 4) Encontro com o mentor ou Ajuda Sobrenatural - O herói encontra um mentor que o faz aceitar o chamado e o informa e treina para sua aventura. 5) Cruzamento do Primeiro Portal - O herói abandona o mundo comum para entrar no mundo especial ou mágico. 6) Provações, aliados e inimigos ou A Barriga da Baleia - O herói enfrenta testes, encontra aliados e enfrenta inimigos, de forma que aprende as regras do mundo especial. 7) Aproximação - O herói tem êxitos durante as provações 8)Provação difícil ou traumática - A maior crise da aventura, de vida ou morte. 9)Recompensa - O herói enfrentou a morte, se sobrepõe ao seu medo e agora ganha uma recompensa. 10) O Caminho de Volta - O herói deve voltar para o mundo comum. 11) Depuração - Aqui o herói pode ter que enfrentar uma trama secundária não totalmente resolvida anteriormente. 12) Retorno transformado - É a finalização da história. O herói volta ao seu mundo, mas transformado – já não é mais o mesmo.

E tal como o herói citado o autor faz uma viagem em busca de um hiato em sua própria essência. Nós o vemos no seu mundo comum, onde ele renega o seu passado: a relação difícil com a mãe a fuga para os jogos de RPG, quando um evento faz com que tenha uma reflexão e perceba que é necessário preencher esta lacuna que tanto incomoda. Então começa a sua jornada, indo a Inglaterra, em busca do legado do maior escritor de fantasia medieval (que praticamente definiu o gênero) Tolkien, o seu grande mentor, abandona seu mundo comum indo participar de eventos de RPG (vai a terra natal de Gary Gygax – um dos criadores do D&D) e de comics, participa de jogos de LARP (evento onde os participantes se vestem como personagens de fantasia medieval e vivem como se estivessem na Idade Média por alguns dias), imergindo no mundo dos videogames online, vendo a construção de um castelo de forma arcaica, finalizando sua jornada na Nova Zelândia, onde foi filmado a obra de Tolkien.

Encontrando neste percurso vários aliados, narrando as mais variadas histórias das pessoas que encontra ao longo de sua jornada e sua relação com o elemento da cultura geek/nerd em questão. Tem a maior provação, o rompimento com sua namorada que não o compreende, mas no final consegue o seu maior prêmio: as pazes com o seu passado e aceitação de sua condição de geek, conseguindo unir passado e presente.

O livro desenvolve-se como um documentário, onde cada capítulo trata de um tema específico e são entrevistadas os participantes de cada evento/etapa da jornada. E através destes relatos o autor vai amarrando com a sua própria história e suas reflexões.

Hoje em dia, em meados da segunda década do século XXI, com elementos da cultura nerd/geek/pop em alta: filmes de super-heróis rendendo bilhões de dólares, videogames com verdadeiras superproduções e RPG online com milhões de usuários, tatuagens, camisas, mochilas, etc, com estes temas, é complicando entender o que era ser nerd/geek nas décadas de 70/80, o preconceito contra o RPG, quadrinhos, desenhos animados, considerados por muitos como subprodutos, idiotizantes, corruptores, entre outros. Eram poucos que afirmaram com orgulho sua condição de nerd/geek, ficando em seus próprios nichos, as exceções eram os grandes eventos destinados ao produto que gostavam. A título de curiosidade é interessante ver como foram retratados os nerds no cinema, em comédias como A Vingança dos Nerds (1984) e como o RPG foi retratado em Maze and Monsters (1982), primeiro filme de Tom Hanks.

É um excelente livro para todos os públicos, bem explicativo apresentando os termos de forma clara para os não conhecedores dos temas apresentados, com citações introdutórias em cada capítulo que dão um plus. Mas é claro que os nerds/geeks de plantão vão se identificar mais e se reconhecer nas diversas personagens da vida real apresentadas no livro. 

A minha única crítica é a tradução do termo halfling para metadilio, pois nas traduções dos jogos de D&D para português no Brasil, preferiu manter-se o termo original, o que causa estranhamento para um jogador veterano como eu, apenas uma pequena reclamação.







Marcelo Daltro 
Pai e marido apaixonado pelo filhote e esposa, ilustrador, chargista, Bacharel em História (especializado em mito, imaginário e história em quadrinhos), fanático por cultura pop: quadrinhos, filmes, livros, desenhos animados, séries e RPG
  flickr   #    e-mail  # facebook: 

Nenhum comentário

Postar um comentário

Obrigado pela sua visita!
Seu comentário é muito bem vindo!
Volte sempre !

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...