Resenha do livro " A Máquina de Contar Histórias " de Maurício Gomyde


Autor: Maurício Gomyde
Título: A Máquina de Contar Histórias
Selo: Novo Conceito / Novas Páginas
Ano: 2014
Edição: 1
Número de páginas: 192



Sinopse:
Na noite em que o escritor best-seller Vinícius Becker lançou A Máquina de Contar Histórias, o novo romance e livro mais aguardado do ano, sua esposa Viviana faleceu sozinha num quarto de hospital. Odiado em casa por tantas ausências para cuidar da carreira literária, ele vê o chão se abrir sob seus pés. Sem o grande amor da sua vida, sem o carinho das filhas, sem amigos... O lugar pelo qual ele tanto lutou revela-se aquele em que nunca desejou estar.
Vinícius teve o mundo nas mãos, e agora, sozinho, precisa se reinventar para reconquistar o amor das filhas e seu espaço no coração da família V.
Uma história emocionante, cheia de significados entrelaçados pela literatura, mostrando que o amor de um pai, por mais dura que seja a situação, nunca morre nem se perde.


"Escrever é muito mais do que uma profissão. É uma atitude de amor, de entrega ao que se quer contar." (pág95)

Vinícius Becker é um escritor famoso, sonhara com isso desde menino e ainda na faculdade conheceu Viviana com quem se casou e tiveram duas filhas, Valentina, hoje com 16 anos, e Vida, com quatro anos. O início de sua carreira não foi fácil, mas sempre contou com o amor, apoio e sacrifícios de Viviana.
Ele está no coquetel de lançamento de seu décimo livro, o romance mais aguardado do ano. Após o evento vai para o hotel junto com seu agente e único amigo, Salvatore Garcia. Era tarde, estava exausto, e voltaria para casa no dia seguinte.
Ao ser acordado no dia seguinte, Vinícius procurou por seu celular, estava dentro da mala e com a bateria descarregada. Quando conseguiu usá-lo, viu que haviam dezenove chamadas não atendidas, todas de sua filha Valentina e feitas ao longo da noite e manhã.

"As mãos tremeram e o coração disparou, como se antecipassem a notícia que havia quatro anos ele esperava não receber. (pág 15)

 Lourdes, a governanta da casa, foi quem lhe deu a notícia, Viviana tinha morrido. Vinícius quis falar com Valentina mas ela não quis atendê-lo, o que já era de se esperar. Eles tinham um péssimo relacionamento, Valentina não o perdoava por estar sempre ausente por causa do trabalho, ao invés de estar mais com a família, principalmente perto de Viviana nos seus anos doente. E o que já era ruim ficou pior por Vinícius estar ausente quando sua mãe morreu e só tendo conseguido chegar no final do enterro.

"Pois ele tinha conquistado tudo aquilo, e agora de que adiantava? Milionário, mas sem duas das coisas mais importantes na vida de um homem: o amor das filhas e a presença de uma grande mulher. Vinícius se encolheu ainda mais, fechou os olhos e dormiu ali mesmo no chão, como um fiapo de ser humano, capaz de voar com a rajada do vento mais brando." (pág 27)
Um dia, sem querer assiste um vídeo onde a esposa revelava seis desejos que gostaria de ter realizado. Ele também descobre um livro que sua filha havia escrito.Vinícius sabia que estava errado em tudo e que precisava fazer alguma coisa para se reaproximar das filhas, para fazer que voltassem a ser uma família. Após mandar Salvatore cancelar todos seus compromissos, parte com as filhas em uma viagem. A proposta é que elas não saberiam os destinos e não poderiam levar celulares e tablets. Claro que foi difícil convencer Valentina, mas ela acabou cedendo.

"A Valentina topou viajar comigo e com a irmã dela. É a minha chance de tentar reconquistar o amor que deixei escapar. Todo mundo merece perdão, e eu pretendo pedir de todo o meu coração."  (pág81)

Eu já conheço o Maurício Gomyde há algum tempo, pelo twitter, mas nunca havia lido nada dele e posso dizer que foi uma grata surpresa, amei o livro. Vocês sabem que nãogosto de falar muito da história, e sobre essa então falei menos ainda, pois quero que vocês se surpreendam assim como eu me surpreendi, que descubram personagens, situações e principalmente emoções e proquês. E eu bobinha que ainda achei ter matado uma charada, levei uma rasteira do Maurício,e adorei tê-la levado.
"Não diga ao leitor o que ele tem que sentir. Mostre a cena e, se você for suficientemente habilidosa, ele vai sentir por conta própria. Esse sentimento vai se impregnar no seu leitor e então você o terá conquistado para sempre." (pág 160)
São 191 páginas com uma narrativa simples, direta e cheias de vida e emoção. Prova de que uma história não precisa ser contada em trocentas páginas para ser boa. Os personagens são bem construídos e você se apaixona por cada um deles, se senti parte da família. E a capa? Ah vocês sabem que tenho problemas com capa, e essa eu posso dizer que é nota dez, refletindo a história que vamos encontrar. Belíssima!

Prepare-se para conhecer a família V e se emocionar. Prepare-se para viajar junto com eles. Prepare-se para as surpresas que virão. Boa leitura!

 "- Acho que cada pessoa, quando morre, chega ao céu e assume a forma que tinha na melhor fase de sua vida na terra. Assim ela ficará pela eternidade. Não digo a melhor fase de aparência física, mas espiritual, de bondade, do auge, da plenitude de querer bem aos outros, de enxergar beleza em tudo o que vê." (pág 129)


Book Trailer 








Luci Cardinelli  Professora, atuou como profissional do mercado de capitais e atualmente é artesã. Além disso é amante da leitura e apaixonada por filmes, principalmente pelos antigos e dramas, só não assiste terror e acompanha diversas séries da TV. Ama arte, viajar e MPB.

Um comentário

  1. Oi Luci,
    que resenha linda, que livro lindo... que história incrível! *-*
    nunca li nada do Maurício, mas este livro dele me interessa bastante!
    a trama é bem real e mostra uma coisa que muitos fazem: trabalham demais e esquecem da família... triste isso né =/

    ResponderExcluir

Obrigado pela sua visita!
Seu comentário é muito bem vindo!
Volte sempre !

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...