Resenha do livro " Total War: Rome II - Destruição de Cartago " de David Gibbins

Sinopse:

Inspirado no lançamento muito aguardado do jogo Total War: Rome II, Destruição de Cartago é o primeiro livro de uma série de romances épicos. O título de estreia, que se passa em Cartago, em 146 a.C., conta a história do legionário e centurião romano Fábio Petrônio II, de seu general Cipião Emiliano e da ascensão do general ao poder, desde sua primeira batalha contra os macedônios à guerra total no Norte da África e no Cerco de Cartago. O sucesso de Cipião lhe traz admiração e respeito, porém também suscita cobiça e inveja. Até que ponto ele está preparado para se sacrificar por Roma? Esta é não apenas a história do destino de um homem, mas também uma jornada à essência da época romana, marcada por um mundo de táticas militares extraordinárias e de intrigas políticas que os guerreiros e cidadãos romanos usavam para ludibriar a morte. 






Livro: TOTAL WAR ROME: DESTRUIÇÃO DE CARTAGO
Autor: David Gibbins
Editora: Galera Record
Ano: 2013
Série: Total War Gênero: Romance Histórico
Páginas: 322
Formato: 16 x 23cm 



Uma das séries de livros que mais tenho gostado de ler e resenhar, são estes da Galera Record baseados em games de sucesso. Não só por serem fruto de uma mídia/entretenimento que gosto bastante, mas por serem livros bem escritos como estórias excelentes, e este é um deles.

O livro Total War Rome: Destruição de Cartago traz uma trama inserida no contexto histórico abrangido pelo game Rome: Total War, um jogo de estratégia (em turnos e por tempo real) desenvolvido pela The Creative Assembly e lançado em 22 de setembro de 2004 pela empresa Activision, sendo o terceiro título da série Total War, que possui várias ambientações: Shogun I e II (Japão antigo até ao xogunato Tokugawa), Medieval I e II, Rome I e II, Empire (século XVIII) e Napoleon (a campanha napoleônica), que abrange grande parte das batalhas da história mundial.

Em Total War Rome o jogador tem a possibilidade de jogar batalhas históricas e fictícias, durante a República Romana e o Império Romano, com diferentes povos, durante o período de 270 a.C. até 14 d.C, e além disso com as expansões. O jogo teve duas: Barbarian Invasion e Alexander, sendo o primeiro jogo da série a ter duas expansões. O jogo recebeu diversos prêmios, sendo inclusive considerado um dos melhores jogos de computador de todos os tempos. O sucesso foi tamanho que em setembro deste ano ganhou uma sequencia Total War Rome II.

Agora sobre o livro. Romance histórico que tem como pano de fundo a ascensão de Publio Cornélio Cipião Emiliano Africano, desde a sua primeira batalha como tribuno militar em Pidna, na Macedônia, em 168 a.C., até o comando-geral do exército romano na destruição de Cartago, durante a Terceira Guerra Púnica (149 -146 a.C.). O autor David Gibbins, especialista em ficção histórica, foi professor de arqueologia, história antiga e história da arte, aproveita-se de um hiato, e nos poucos relatos sobre Cipião Emiliano, para construir um enredo, sobre sua vida, suas paixões e motivações, e principalmente sobre as batalhas que participou e liderou. Como especialista, o livro é um prato cheio para os aficionados em romances históricos, o autor faz um excelente retrato da sociedade romana do II século a.C., seus costumes culturais, sociais e políticos. Inclusive, contendo uma nota introdutória sobre alguns aspectos tratados, e uma relação contendo quais os personagens foram reais e quais os fictícios que aparecem no texto, e no fim uma nota do autor, contendo quais fontes históricas ele se baseou no desenvolvimento da obra, suas motivações e como ele construiu o Cipião Emiliano personagem, a partir da figura histórica real.

Contudo, mesmo sendo uma ficção histórica como uma reconstrução bem fiel, o estilo de escrita de Gibbins é bem dinâmico, fica bem claro ao leitor que eles está lendo um romance e não um texto acadêmico. E, o autor consegue dosar de forma equilibrada: ação, aventura, romance e drama, sem perder o foco principal, que é a própria guerra.

Gostaria de ressaltar que achei muito interessante a comparação que ele faz entre as Guerras Púnicas da antiguidade e as Guerras Mundiais da primeira metade do século XX com o conceito de Guerra Total (Total War), que é a marca da série de jogos.

Um excelente livro, para os fãs de ficção histórica, mas que poderá agradar a todos os tipos de leitores. 





Marcelo Daltro 
Pai e marido apaixonado pelo filhote e esposa, ilustrador, chargista, Bacharel em História (especializado em mito, imaginário e história em quadrinhos), fanático por cultura pop: quadrinhos, filmes, livros, desenhos animados, séries e RPG.
                    flickr   #    e-mail  # facebook: 

6 comentários

  1. Eu sabia que esse era um livro que corria o risco de agradar a todos os leitores e pelo visto não errei. Fiquei super instigada a abraçar essa ideia!! Não sou bem uma fã de guerras e tudo e tal, mas há muitos hiatos em minha formação como historiadora e muitas vezes um romance histórico - bem feito - ajuda a gente a fixar certo conteúdos e organizar nossos próprios conhecimentos sobre o tema.

    ResponderExcluir
  2. Ainda não li esse livro, mas já estou curiosa. O investimento da Record em livros de game realmente foi alto, mas sensacional!

    Bjs, Isabela.
    www.universodosleitores.com

    ResponderExcluir
  3. Além de ser uma excelente ferramenta auxiliar no ensino de História.

    ResponderExcluir
  4. Não conhecia o livro e nem o jogo, mas parece ser muito bom, espero só que não seja cansativo.

    ResponderExcluir
  5. Oi
    Não estou acompanhando essa série, mas ela parece ser bem interessante ;)
    Parabéns pela resenha
    Beijinhos
    Renata
    Escuta Essa

    ResponderExcluir
  6. I blog quijte often and I seriously thank you for your content.
    This great article has truly peaked my interest.
    I am going to book mark your website and
    keep checking for new information about once per week.
    I opted in for your RSS feed too.

    my webite reverse cellphone lookup dominican Republic

    ResponderExcluir

Obrigado pela sua visita!
Seu comentário é muito bem vindo!
Volte sempre !

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...