Resenha do livro " Métrica " - (Slammed #1) - Colleen Hoover da Galera Record


Sinopse
O romance de estréia de Colleen Hoover, autora que viria a figurar na lista de best sellers do New York Times, apresenta uma família devastada por uma morte repentina. Após a perda inesperada do pai, Layken, de 18 anos, é obrigada a ser o suporte tanto da mãe quanto do irmão mais novo. Por fora, ela parece resiliente e tenaz; por dentro, entretanto, está perdendo as esperanças. Um rapaz transforma tudo isso: o vizinho de 21 anos, que se identifica com a realidade de Layken e parece entendê-la como ninguém. A atração entre os dois é inevitável, mas talvez o destino não esteja pronto para aceitar esse amor. 
Editora: Galera Record
ISBN: 9788501401861
Ediçã 1 / Ano: 2013
Páginas: 304

Onde Comprar: Submarino  / Cultura 





Poesia, amor e tragédia 

"Pura poesia. Ou um baque no coração. Se apaixonar pode ser cada uma dessas coisas... Quem sabe, ainda, sua doce e dolorosa mistura. Pelo menos é o que Layken está prestes a descobrir. Se ousar, simplesmente, viver. 
Se escolher enfrentar o que o destino lhe reservou.
Mas o destino é inexorável... E talvez a cota de dor seja mais do  que ela possa suportar. Afinal, como é possível continuar seguindo quando seu coração está congelado? "

Métrica da autora Colleen Hoover é aquele livro que se torna especial, que tem uma história tão linda, tão cheia de vida, de tristezas, mas tudo regado com muito amor. Uma lição de vida que se traduz em poesia.


Layken é uma jovem de 18 anos que perdera seu pai há seis meses e agora estava tendo que mudar do Texas para Ypsilanti uma cidade no Michigan. Ela tem que aceitar o fato de que, com a ausência do pai, não podiam “arcar com os custos de ficar no Texas, única casa “ que conhecera. Ela vive um momento de perda, de dor e ao mesmo tempo se sente meia sem rumo. Tem a responsabilidade de cuidar de sua mãe, Julia Cohen e de seu irmão de nove anos, Kel.
“Nos dias seguintes, eu e minha mãe nos alternamos entre a direção do jipe e a do caminhão de mudança, fazendo apenas duas paradas para dormir em hotéis.” página 12


Chegando a nova casa observa que é uma rua sem saída, com algumas casas e que os vizinhos deveriam ser pessoas de bem. Quando acabara de estacionar seu irmão foi logo avistando um garoto no jardim. Podemos dizer que “ quando Deus fecha uma porta sempre abre uma janela” e foi assim que Lake conheceu seu vizinho Will Cooper, um rapaz de 21 anos morador da casa em frente a sua.


Kel foi logo fazendo amizade com o irmão dele, Caulder. Esses dois meninos passam a conviver diariamente, se tornam amigos inseparáveis. Lake e Will assim que se encontram sentiram-se atraídos um pelo outros. Ele ajuda com a mudança, acompanha até o mercado e começam a se conhecer. Ele a convida para sair e durante o trajeto tudo é tão diferente , divertido. Ele a leva a uma Competição de Slam que acontece em uma boate que fecha para esse fim todas as quintas feiras.Will mostra o seu amor pela poesia.
“- E o que é slam? pergunto
- É poesia. - Ele sorri para mim. - É disso que gosto.
Será que ele está falando sério? Um cara que é gato, me faz rir  e adora poesia? “ página 47


Quem participa vai até o palco e lá fala sobre seus sentimentos em forma de poesia. E é em sua apresentação que Lake fica sabendo que Will havia perdido seus pais em um acidente  e que teve que mudar toda a sua vida para se dedicar a criar o seu irmão mais novo.  Saber sobre isso só vem a aumentar a sua admiração além do sentimento que nutre por ele.


Foi um encontro lindo que a fez sorrir  e contar os dias para voltar a estar junto dele, pois iria se ausentar por três dias. Só que esse encontro ficou só nos sonhos, pois ela iniciou as aulas em uma nova escola e lá ela encontra Will que fica espantado por vê-la lá.


“Mas o caminho da verdadeira felicidade não é feito de tijolos dourados, e logo uma revelação atordoante faz o novo relacionamento ser bruscamente interrompido.  O dia a dia vai se tornando cada vez mais doloroso à medida que eles se eles se esforçam para encontrar um equilíbrio entre os sentimentos que os aproximam e as forças que os separam.”

Além de juntar  forças para suportar ter que estar longe de Will outros problemas surgem envolvendo sua mãe e que consequentemente reflete no meio familiar.


Vamos conhecer diversos personagens marcantes nessa história. Eddie é a melhor amiga de Lake e se conheceram na escola. Ela é um exemplo de força, determinação, coragem e esperança e apesar do passado que teve está sempre de bem com a vida . Kel e Caulder são amigos de todas as horas e independente do que já passaram com tão pouca idade conseguem mostrar a alegria de viver.


Outro personagem que me emocionou profundamente foi à mãe Julia que mostrou uma coragem , uma força extraordinária ao passar por uma batalha dolorosa sem perder o controle e conseguindo manter a família unida.


A história vai nos levando através de suas páginas e fica impossível não se emocionar com as poesias que surgem em volta desse drama. O amor e tragédia desabafam, gritam  em prosa e verso.


“Layken e Will precisam decidir se o amor é mesmo a maior das recompensas. E se estão dispostos a tudo para vivê-lo. Até mesmo magoar um ao outro. Na poesia dos dois, talvez a estrofe perfeita seja solitária e ímpar. E amor rime com dor.”

O livro Métrica (Slamed #1) foi cedido pela Galera Record e já está disponível a sua continuação - Pausa ( Slamed #2) onde o relacionamento de Will e Layken enfrentam novos desafios.


   





Irene Moreira  é uma mulher que gosta do que faz bem a alma. Amante da comunicação, da arte de ensinar precisa transbordar seus sentimentos, conhecer pessoas, passear por lugares diferentes. Uma forma que a completa é ler e  escrever interagindo com esse mundo virtual. Aprecia uma boa leitura, mas é apaixonada por romances e suspenses.

 e-mail  #   facebook   #  twitter  #  skoob



8 comentários

  1. Oi Irene!
    estou bem curiosa para ler este livro, pois só vi gente falando bem dele!
    a unica coisa que me desanimou um pouco foi o fato dele ter continuação :(

    ResponderExcluir
  2. Irene, se não me engano Métrica faz parte dos "New Adults" né? Eu fiquei meio assim, não sei se me daria bem com o livro, e já tenho tantas séries iniciadas que acho que não posso assumir, ao menos por agora, um compromisso desses...


    Dois abraços ;)

    ResponderExcluir
  3. Olá! Primeira vez aqui no Blog, adorei e já estou seguindo! :) Métrica não foi exatamente o que eu esperava, ganhou pontos comigo por não ser superficial. Mas como poetisa eu não gostei da forma como a poesia foi explorada no enredo, não me tocou em momento algum está que acho que deveria ser o diferencial do livro. Bjs...
    anna-gabby.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Irene, eu amei esse livro, eu ri e chorei, me emocionei demais.
    A cena onde Will e Layken se conhecem é bem engraçada, a partir dali eu soube que gostaria da leitura. =)
    Estou ansiosa para ler a continuação, mas já vi comentários que me deixaram com a "pulga atrás da orelha".
    Assim como vc também gostei dos personagens secundários, a Eddie é super, o jeito dela mandão e amigável. Todas precisam ter uma amiga como ela.
    Adorei os quotes escolhidos.

    ResponderExcluir
  5. Olá já vi vária resenhas positivas a sua foi mais esclarecida ,embora não gostei como a poesia foi
    explorada,mas devido meu interesse já comprei os dois Métrica e Pausa ,aguardando chegar!
    http://lendoaprendendoevivendo.blogspot.com.br/
    rose.nea@hotmail.com









    ResponderExcluir
  6. Oi Irene!
    Esse livro tem causado bastante burburinho, como não sou chegada a poesia, não fiquei curiosa, :\
    Bj!

    ResponderExcluir
  7. Eu achava que este livro tinha uma história mais leve. Acho as capas lindas e os títulos dos livros também. Eu adoro poesia e acho que realmente a história deve ser bem emocionante.

    ResponderExcluir
  8. Não li ainda, devido a todos acharem o livro maravilhoso, estou esperando eu esquecer um pouco toda a expectativa para ler. Ler livros esperando demais acaba decepcionando, e isso não quero.

    ResponderExcluir

Obrigado pela sua visita!
Seu comentário é muito bem vindo!
Volte sempre !

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...