Antologia “Space Opera III” – Guidelines - Editora Draco


“Em uma galáxia muito, muito distante...”
“Audaciosamente indo aonde nenhum homem jamais esteve...”

Todos conhecem essas famosas citações. Afinal, marcaram a vida de muitos amantes da ficção científica. Star Trek e Star Wars, popularizaram ainda mais o subgênero space opera na televisão e no cinema, gravando-o profundamente na mente de várias gerações.


Qual o fã de carteirinha de ficção científica que nunca sonhou em embarcar na nave estelar Enterprise e participar das aventuras do capitão James T. Kirk e do Sr. Spock?
 
E que tal lutar junto ao jovem jedi Luke Skywalker contra um temido Império Galáctico, travando uma luta mortal de sabres de luz contra o implacável Darth Vader?

Ou ainda destruir os temíveis robôs cylons com os vipers da Battlestar Galactica?

E quem sabe ainda enfrentar os Klingons ou os Borgs em batalhas espaciais?


As organizações estelares, as repúblicas planetárias e os impérios galácticos, repletos de suas tecnologias fantásticas e culturas exóticas rondam o imaginário dos fãs e continuam sempre presentes no mundo do entretenimento. A exemplo disso, vide as produções TV e cinema que foram produzidas na última década utilizando-se da temática "espacial": tais como Andrômeda, Firefly, Stargate Atlantis, Stargate Universe, a nova trilogia de Star Wars, o reboot de Star Trek para o cinema, a nova versão de Battlestar Galactica, o filme Prometeus (prequel de Alien), além da vindoura série de TV de Star Wars, com previsão de estreia para 2013. Algumas inovaram com elementos contemporâneos, outras se mantiveram firmes no classicismo dos épicos que definiram este subgênero.

Independente do caminho que tenham seguido, essas obras reascendem a paixão dos fãs de ficção científica pelo tema e incorporaram milhares de novos interessados.

Na literatura, quem nunca vibrou ao ler as histórias da série "Fundação" (Isaac Asimov), ou de "O Jogo do Exterminador" (Orson Scott Card), ou ao ler as peripécias de "Perry Rhodan", que recentemente ganhou um reboot na série, com a nova publicação "Perry Rhodan Neo"?


Aproveitando o interesse sempre presente nesse subgênero, e em virtude da repercussão das antologias “Space Opera - Odisseias Fantásticas Além da Fronteira Final” (2011) e “Space Opera – Jornadas Inimagináveis em uma Galáxia não muito Distante” (2012), ambas publicadas pela Editora Draco, trazemos a você, autor, uma proposta audaciosa: superar o sucesso dos dois volumes anteriores deste projeto, encerrando assim essa trilogia de antologias espaciais com chave de ouro.

Lançamos assim um desafio: trazer aos leitores aqueles sentimentos de curiosidade a cada bizarra tecnologia apresentada, de ansiedade a cada aventura vivida, de tensão a cada momento de perigo e reviravolta...

A nave Space Opera III inicia agora sua contagem regressiva!



SPACE OPERA III: Regras para submissão

· Buscamos noveletas entre 35.000 e 70.000 caracteres (incluindo espaços em branco), enviados em arquivos no formato rich text file (.RTF). Textos fora desses critérios serão eliminados sem avaliação.

· O tempo, a pessoa e forma narrativa são livres. O estilo deve obrigatoriamente respeitar a característica de conto em prosa, possuindo trama com início, meio e final dentro de si mesmo, de forma clara.
· Tema: space opera / aventura espacial: com seus heróis, heroínas, vilões, naves, estações espaciais, criaturas bizarras, robôs, máquinas maravilhosas, tecnologias fantásticas, planetas, luas, impérios galácticos, repúblicas planetárias, federações e/ou organizações industriais, comerciais, filantrópicas, e demais características típicas do subgênero.

Data final de entrega do texto: 31 de Março de 2013

Anúncio das obras selecionadas: 20 de Maio de 2013
Previsão de lançamento: Segundo semestre de 2013
 
Serão realizadas avaliações dos trabalhos apresentados, que passarão por leitura crítica visando o feedback ao autor que, em caso de pré-aprovação, receberá de volta sua obra para a realização de eventuais correções e ajustes que forem necessários. Em seguida, em prazo a ser estipulado posteriormente, o autor devolverá o texto corrigido e ajustado para nossa aprovação final, compilação e envio à editora.


Nos dois primeiros volumes do projeto, contamos exclusivamente com autores brasileiros. Neste novo volume, abrimos espaço a todos os autores lusófonos de literatura fantástica, que também poderão participar.

Textos enviados por escritoras serão muito bem apreciados.

Mulheres! Mostrem que vocês também são capazes de escrever ótimas space operas! Vale lembrar, entretanto, que o critério de avaliação não levará em consideração o sexo do autor, mas sim a qualidade de seu texto dentro do tema proposto.

As submissões deverão ser enviadas apenas em versão eletrônica para o e-mail antologia@spaceopera.com.br, com cópia de segurança para  spaceopera3@gmail.com.

Confirmaremos a recepção de todos os trabalhos recebidos.



Recomendamos as leituras das duas primeiras antologias, que poderão ser adquiridas nas melhores livrarias, ou diretamente pelo site da Editora Draco nos links abaixo:
 

 


Estamos à disposição para quaisquer esclarecimentos. Contamos com sua participação nesse projeto para a conquista da galáxia. Junte-se a nós!
.
Hugo Vera & Larissa Caruso
(antologistas do Projeto Space Opera)
Erick Sama
(editor da Editora Draco)

Outubro 2012

Nenhum comentário

Postar um comentário

Obrigado pela sua visita!
Seu comentário é muito bem vindo!
Volte sempre !

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...