Resenha do livro " Um sonho pela metade de Rosana Rios - Editora Escrita Fina

Um sonho pela metade
de Rosana Rios





Dois colegas de escola, Joana e Marcos, que não se gostam muito, acabam tendo que compartilhar a leitura de um livro. Nele, uma história de navios, princesas e príncipes, uma disputa entre dois reinos, um amor que começou às avessas e muitas aventuras. Uma história dentro da história que faz nascer a amizade entre os dois personagens e o amor de ambos pelos livros.





A nossa história começa com Joana dormindo e vivendo um sonho de muita emoção, alguém estava vindo ao seu encontro e de repente é acordada pelos pais para se levantar. Já estava atrasada para ir para o colégio.

Naquele dia a primeira aula era na biblioteca e  a professora pedira para levar um livro para leitura. Ela havia esquecido, apesar de já estar com o dinheiro entregue pela mãe.

Correu para a livraria que ficava ao lado e acabou esbarrando com Marcos  um dos seus colegas de classe.  Os dois foram comprar o  mesmo livro, mas infelizmente só havia um exemplar disponível. O livreiro sugeriu que levassem aquele para lerem juntos enquanto não chegava o outro. Assim foi feito e sairam correndo para a biblioteca.

A história era de aventura  envolvendo navios, reis, guardas, uma princesa e muitos outros personagens.  Joana adora história de princesas e Marcos de aventuras de navios. Apesar de não gostarem um do outro, isso deixou de ter sentido depois que começaram a ler o primeiro capítulo.

Haviam dois grandes reinos chamados de Poraqui e Porali. Os governantes do reino eram inimigos e seus reinos eram separados pelo mar com fortes correntes marítimas tornando a travessia perigosa de seus navios.

O motivo dessa inimizade ninguém sabia explicar e alguns diziam que havia ocorrido em um jantar oferecido na Ilha de Pralá.

Muitos diziam que  Poraqui estava  se preparando para invadir o reino de Porali.
Por outro lado diziam que a rainha de Porali obrigava o seu povo a trabalhar dia e noite frabricando armas para o exército.

Eles tentavam fazer amizade com a Ilha de Pralá, pois seria um excelente aliado além de ser um reino muito rico.

O rei de Poraqui construiu um navio para enviar uma delegação a Pralá com presentes para os seus soberanos. Depois de ouvir seus conselheiros o  Rei resolveu enviar sua filha Naíra para entregar os presentes.



A princesa Naíra acordara de mau humor em virtude do seu sonho ter sido interrompido pelo  barulho de marteladas. Foi direto falar com o pai reclamando do ocorrido.

"- Você pode recuperar o sono perdido na próxima noite. - Sorriu o rei.
- Mas meu sonho ficou pela metade. E eu queria saber como ele ia a acabar! " pág. 24

A princesa ainda muito irritada e sabendo que tinha que seguir viagem para a Ilha de Pralá exigiu do pai que prendesse o Carpinteiro. Seu nome era Arian e estava simplesmente consertando o navio onde viajariam. O Rei não teve como negar , mas disse que ele teria que estar no navio para qualquer necessidade e assim foi.


No decorrer da viagem foram atingidos por uma  forte tempestade  e acabaram tendo que abandonar o navio. Arian e Naíra acabaram indo parar nas terra de Porali.

Para ficarem a salvo Arian disse que eram casados, que ele era carpinteiro e ela sabia bordar.  Foram levados para um quartinho e ali ficaram durante um bom tempo.  

O rei mesmo tendo conseguido a Ilha de Pralá como aliado estava muito triste, pois   isso custado custado a perda de sua filha.

Arian ajudava na construção de um novo navio que estaria seguindo viagem em breve. Surgiu a esperança de poderem seguir viagem tentando escapara e voltarem para casa. 

Será que vão conseguir? Isso deixarei para que possam  descobrir o que realmente aconteceu com a princesa Naíra e o carpinteiro Arian.

Durante a leitura de cada capítulo Joana e Marcos encontravam-se no recreio para comentar sobre o que tinham lido. No início sempre tinham opiniões diferentes. 

Combinaram que cada dia um levaria o livro para casa. Assim no dia seguinte um já havia lido o capítulo na frente. Quando chegou no último capítulo quem iria levar o livro seria Joana, mas combinaram de lerem juntos o que ela aceitou.

A leitura  havia aproximado os dois,já falavam sobre o que haviam lido, combinaram de compartilharem seus livros. Para completar o livro que faltava chegara e foram comemorar indo na sorveteria saborear um delicioso sorvete.

"Uma aventura sem freio, uma amizade improvável e um amor incondicional pelos livros."  (contra capa)

Um livro muito lindo desde a capa, uma ilustração belíssima em todo os seus detalhes. Uma encadernização de primeira qualidade dando prazer em folhear suas páginas e se entregar a sua leitura. Parabenizo a autora, Rosana Rios, por abordar em uma história infantil o incentivo a leitura. 

O livro foi cedido pela nossa parceira Escrita Fina Edições e aguardem que em breve estaremos lançando o seu sorteio.

 

Avaliado com 5 livrinhos

 

14 comentários

  1. Rosana Rios é sempre uma boa pedida, livro infanto juvenil inteligente com certeza!!! Amei todo o enredo que vc apresentou Irene!!!

    ResponderExcluir
  2. Adorei e resenha ;) Não conhecia a Rosana Rios, mas é uma arte escrever livro infanto juvenil de forma que prenda o jovem leitor, que tem a sua disposição opções que podem parecer mais atrativas que um livro. E se o livro anda conta a história do fim da desunião e iníncio da amizade, tanto melhor.

    ResponderExcluir
  3. Irene, a resenha esta tão lindinha! As ilustrações são muito fofas! É um livro que toda criança deveria ler... Beijinhos, Vivian

    ResponderExcluir
  4. Ahhhh esse livro deve ser lindo, adorei a resenha, nada como um livro que fala sobre paixão por livros rs
    Fiquei super interessada em ler :)

    ResponderExcluir
  5. Um livro lindo, fala de amor e amizade...muito bacana!!

    ResponderExcluir
  6. Adoro ler e esse livro deve ser incrivel, como tudo que estimula a leitura.

    ResponderExcluir
  7. uma história diferente de todas que existem.algo novo para se inspirar

    ResponderExcluir
  8. ótima resenha

    ResponderExcluir
  9. Adorei a resenha, vou ler o livro concerteza!

    ResponderExcluir
  10. Nada como o amor pelo livro e o mundo mágico da leitura. Amei a resenha!

    ResponderExcluir

Obrigado pela sua visita!
Seu comentário é muito bem vindo!
Volte sempre !

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...