# Resenha "Princesas e Damas Encantadas" Joseph Jacobs - Editora Martin Claret


Princesas e Damas Encantadas
  • Seleção de Joseph Jacobs - Contos de Fadas - Celtas


Sinopse:  

Diferentemente do estereótipo de princesa que conhecemos – mulher frágil e sempre à espera de um bondoso e belo cavaleiro que a proteja –, as princesas celtas são mulheres corajosas que enfrentam os mais temíveis perigos para conquistarem a felicidade. Elas combatem bruxas tiranas, recusam casamentos forçados, lutam pelos homens que amam e até mesmo os salvam de emboscadas. São espertas, hábeis e cheias de truques de magia. Em Princesas e damas encantadas, estão reunidos contos da cultura celta que foram recolhidos da tradição oral e recontados por Joseph Jacobs, folclorista e estudioso dos mitos e lendas britânicos. Constituem este volume 12 contos de princesas muito corajosas e de damas misteriosas e mágicas. Aqui, revelam-se outras versões para muias histórias que você conhece, ou imaginava conhecer.




Passam os anos e os contos de fadas e a magia proporcionadas por eles sempre permanecem atuais na vida das pessoas, seja por meio de desenhos, filmes, livros, afinal não tem quem não conheça a história da Branca de Neve, Cinderela, Chapeuzinho Vermelho e tantos outros. Como é explicado no início do livro: 


"De acordo com o psicólogo Bruno Bettelheim, autor de A psicanálise dos contos de fadas, de modo simples, os contos de fadas nos transmitem informações de que apesar da crueldade a que estamos expostos no mundo e dos sofrimentos dela advindos, podemos lutar e emergir vitoriosos. Desse modo, a leitura desses contos - muitas vezes violentos - se encarada de maneira simbólica, induz ao enfrentamento dos problemas e ao aprendizado da defesa contra as intempéries da vida". (pag. 10)


"Princesas e Damas Encantadas" trás uma coletânea de 8 contos do povo celta que deram origem a algumas histórias que já conhecemos, porém de uma perspectiva diferente do que estamos acostumados. Em vez de princesas boazinhas a espera do seu príncipe encantado, podemos ver nesse livro princesas guerreiras e dispostas a correr vários riscos para chegar no tão sonhado "felizes para sempre". Percebi que muitos dos contos possuem as vezes momentos de violência e crueldade, deixando as histórias mais reais e impactantes aos olhos de quem lê.


No início do livro, o modo como é narrada as histórias, parece meio confuso, que com o derenrolar da leitura vai melhorando. Cada conto em especial sempre carrega um ensinamento e de todos o que eu mais gostei foi "A História de Deirdre". Uma princesa corajosa que sofreu e lutou até o fim para ficar ao lado do seu amado. Com um desfecho trágico e ao mesmo tempo encantador, só nos mostra a força que tem um verdadeiro amor.


O livro, apesar de pequeno, é maravilhoso e dar para ler em um dia. A capa é linda e as ilustrações que o acompanham são belíssimas. Para quem gosta de contos de fadas e tem curiosidade em conhecer princesas não tão clássicas, é uma boa dica de leitura.


Agradeço em nome de todas as meninas da Saleta de Leitura á nossa parceira, a Editora Martin Claret, e ao Júlio Talhari pela simpatia e atenção. Vocês são 10!!!!








10 comentários

  1. Adoro livros de contos e ultimamente tenho gostado muito dos livros da Martin Claret, este ja esta na lista de solicitações para resenha.

    Vanessa - Balaio

    ResponderExcluir
  2. Gosto muito deste tipo de leitura, é sempre muito bom conhecer um pouco da cultura de outros povos, e nada melhor para fazer isso que ler suas lendas e tradições. Bela resenha, fiquei com vontade de ler ;)

    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Vivian!
    Nossa! Adoro livros com cunho psicológico.
    Não tinha ouvido falar ainda desse livro e sua resenha me deixou bem curiosa.
    Cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Gosto muito de ler, e me parece que este é um livro que gostaria muito de apreciar.
    Bjim.
    Jakelynne Matos.

    ResponderExcluir
  5. Nossa fiquei muito curiosa sobre esse livro parece belissimo

    ResponderExcluir
  6. Parece ser bem legal, fiquei curiosa.

    ResponderExcluir
  7. Interessante que o livro fuja do óbvio e nos traga personagens fora do padrão. Já está na minha lista de leitura! Abraços!

    ResponderExcluir
  8. Concordo plenamente com o psicólogo Bruno Bettelheim, os contos nos transmitem mensagens de superação, e se prestarmos bastante a atenção quando lemos um desses contos, muito nos é ensinado, em palavras simples e diretas. Os contos celtas são ótimos e sempre que posso leio algum. Gostei muito da resenha.

    ResponderExcluir

Obrigado pela sua visita!
Seu comentário é muito bem vindo!
Volte sempre !

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...